João Ruivo, antigo vice-presidente do Politécnico de Castelo Branco e antigo diretor da Escola Superior de Gestão, diretor fundador do Ensino Magazine, foi o orador convidado da sessão solene de abertura do ano letivo em Castelo Branco.
A iniciativa decorreu no Cine Teatro Avenida, no dia 12 de setembro. O docente e investigador abordou o tema “Da escola concentracionária à escola multidimensional”.
João Ruivo, que nos últimos anos liderou a Etepa, é professor do Ensino Superior Jubilado, doutor em Teoria e História da Educação, membro do Centro de Investigação do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - Universidade Nova de Lisboa (Portugal), e do Centro de Investigação IRCIT – Centro Internacional de Investigação para a Inclusão e Formação de Professores – Universidade Europeia de Roma (Itália). É ainda stakeholder do CEDEFOP (Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional, Bélgica) e professor colaborador das Universidades da Extremadura e de Salamanca (Espanha).