Os resultados dos exames finais do 9.º ano de escolaridade revelam que 76% dos alunos tiveram positiva a Português e que metade obteve positiva a matemática.
Os dados foram revelados ao Ensino Magazine pelo Ministério da Educação Ciência e Inovação (MECI). "Na prova de Português (91) observou-se que 76% dos alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 50%, enquanto na prova de Matemática (92) apenas metade dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50%", explica a tutela.
De acordo com o MECI, "à exceção da prova final de Português Língua Não Materna (93- nível de iniciação), a média das classificações da 1.ª fase nas restantes provas finais de ciclo é positiva. A média das provas de Português (91) e Matemática (92) foi de 59 e 51 pontos (numa escala de 0 a 100), respetivamente".
Por outro lado, adianta, "na maioria dos casos, os resultados das provas são semelhantes aos do ano letivo anterior. A exceção é a prova de Matemática (92), cuja classificação média de 51 pontos compara com os 43 pontos de 2023. No entanto, o facto de as provas da mesma disciplina não serem comparáveis entre anos letivos não permite concluir que o desempenho dos alunos tenha melhorado".
Segundo o Ministério, "no processo de classificação das provas finais do 3.º ciclo estiveram envolvidos 4 874
professores classificadores do 3.º ciclo do ensino básico que contribuíram para um rigoroso cumprimento dos prazos previstos para a afixação das pautas. Na totalidade das provas finais do 3.º ciclo do ensino básico estiveram ainda envolvidos cerca de 10 000 docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames das escolas, cujo desempenho foi fundamental para que a 1.ª fase tenha decorrido com a normalidade requerida, ou seja, sem problemas de maior e com um baixo número de ocorrências".
Recorde-se que este ano "as provas finais do 3º ciclo foram realizadas em suporte papel, à exceção da prova
final de Português Língua Segunda (95), destinada a alunos com surdez severa a profunda, que foi realizada em suporte eletrónico. A manutenção do suporte eletrónico nesta prova deve-se ao facto de aquelas envolverem um número reduzido de alunos e, ainda, por terem características visuais consideradas mais adequadas a estes alunos, estando mais próximas das características da Língua Gestual Portuguesa, língua que se situa quase sempre numa modalidade comunicativa imediata e numa dimensão visual".