O ministro da Educação, Ciência e Inovação comprometeu-se com a valorização de todos os profissionais que trabalham nas escolas, em cartas enviadas a diretores, professores e não docentes para assinalar o início do ano letivo.
O ministro da Educação defendeu, no dia 29 de agosto, que a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) contém o tema da educação sexual “explicitamente”, defendendo que ficou “suficientemente claro” essa situação no documento.
O Governo enviou propostas a 30 câmaras para contratualizar novas vagas para o ensino pré-escolar, que poderão funcionar em salas já existentes ou “em monoblocos” temporários, anunciou hoje o ministro da Educação.
As escolas continuam com cerca de três mil horários de professores por preencher e o Governo vai abrir um concurso extraordinário com quase 1800 vagas para zonas com mais dificuldade em atrair docentes.
O número de alunos do ensino obrigatório e pré-escolar voltou a aumentar, sendo mais de 1,6 milhões, mas também há mais crianças a chumbar ou a abandonar a escola no 2.º ciclo.
A Escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico podem proibir os alunos de utilizarem o telemóvel nos espaços escolares. Isso mesmo revelam as "Recomendações às escolas para a operacionalização das regras e recomendações sobre o uso de smartphones nos espaços escolares" que foi enviado às escolas e agrupamentos de escolas.
O Ministério da Educação alterou o período das férias de natal dos alunos das escolas públicas do ensino pré-escolar ao secundário, atrasando um dia o início das férias, segundo um despacho publicado no dia 21 de agosto em Diário da República.
Para o próximo ano letivo foram colocados nas escolas públicas 18.889 professores, dos quais 17.455 por mobilidade interna e 1.444 por contratação inicial, anunciou no dia 14 de agosto o Ministério da Educação em comunicado.
O Presidente da República promulgou, dia 7 de agosto, o diploma do Governo que proíbe o uso de telemóveis até ao sexto ano de escolaridade, considerando que poderá proporcionar uma experiência “de potencial interesse pedagógico”.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) enviou às escolas orientações para assegurarem consultas de medicina do trabalho em determinados casos, até que os serviços de segurança e saúde no trabalho sejam contratualizados pelo Governo.
Portugal conquistou duas medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Biologia realizadas em Manila, anunciou no dia 27 de julho a Ordem dos Biólogos.
Os diretores escolares continuam sem receber os resultados das provas nacionais do ensino básico de Matemática e Português, havendo escolas que já estão a avisar os encarregados de educação que irão encerrar hoje sem afixar as pautas.
A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento vai contar, a partir de setembro, com novos documentos orientadores que regulam os conteúdos, mas sem deixar cair temas que passam a ficar integrados em oito dimensões obrigatórias.
As escolas a partir do 2.º ciclo vão poder optar por utilizar manuais em papel ou digitais, mas terão de justificar a decisão se escolherem o formato digital, anunciou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
A PSP realizou entre os dias 02 e 27 de junho 486 ações de sensibilização junto de jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário no âmbito da operação “Escola Segura – Final do Ano Letivo 2024/2025.
O Governo aprovou, no Conselho de Ministros de 3 de julho, a proibição do uso de telemóveis nas escolas até ao 6ª ano de escolaridade e a revisão da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, medidas que vão entrar em vigor a partir do próximo ano letivo.
O Governo tenciona proibir ‘smartphones’ nas escolas nos 1.º e 2.º ciclos e limitar o uso entre os alunos do 3.º ciclo, tornando regra as recomendações feitas no início do ano letivo 2024/2025.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou no dia 2 de junho a operação “Escola Segura – Final do Ano Letivo 2024/2025”, com o objetivo de reforçar a sua missão de segurança, prevenção da criminalidade e da delinquência junto da comunidade escolar.