A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 88 situações de abandono escolar no corrente ano letivo até 31 de dezembro de 2025 no âmbito da Operação Escola Segura, anunciou no dia 13 de janeiro a força de segurança.
A maioria das escolas teve de recorrer a profissionais sem mestrado em ensino para garantir aulas aos alunos no primeiro período, revela um inquérito realizado pelo movimento Missão Escola Pública e divulgado no dia 16 da janeiro.
Diretores escolares pediram a 14 de janeiro ao Governo mais autonomia para poder reconduzir e contratar novos professores e a implementação de um modelo transitório que permita contratar licenciados sem formação pedagógica que teriam, depois, formação e acompanhamento nas escolas.
Nove em cada dez professores queixam-se de burocracia excessiva e mais de 60% passam cinco ou mais horas semanais em tarefas administrativas, revela um inquérito online realizado pela Federação Nacional da Educação (FNE).
Oito organizações não-governamentais sobre ambiente (ONGA) vão avançar com uma providência cautelar para suspender a decisão do Governo de fazer regressar às escolas de origem os professores ao serviço da Agência Portuguesa do Ambiente.
Os alunos de meios sociais, económicos e culturais mais fragilizados, assim como estudantes estrangeiros, enfrentam percursos escolares mais difíceis, com níveis de sucesso significativamente inferiores aos dos restantes colegas, alerta um relatório divulgado dia 9 de dezembro.
O relatório "Estado da Educação" de 2024, divulgado a 9 de dezembro, revela que há mais alunos nas escolas e mais diversidade, mas nem todos concluem as aprendizagens com o mesmo êxito, em particular os carenciados e os estrangeiros.
As escolas vão precisar de recrutar mais 39 mil professores até 2034/2035 para substituir os docentes aposentados, mas a oferta atual só consegue garantir 20 mil novos diplomados. os números são avançados pelo estudo "Diagnóstico de Necessidades Docentes de 2025 a 2034”, apresentado dia 7 de outubro, em Lisboa.
Um em cada três professores em Portugal queixa-se do ruído e desordem nas aulas, segundo um inquérito internacional que mostra que os docentes mais jovens e menos experientes ficam habitualmente com as turmas mais complicadas.
A investigadora do ISCTE Susana Fonseca defendeu hoje que é preciso atuar junto dos jovens que testemunham situações de ‘bullying’, porque são eles que “têm o poder de parar com essas ações”.
Metade dos professores mais novos admite abandonar a profissão nos próximos anos, segundo um estudo que acaba de ser divulgado. Os dados revelam também que a grande maioria escolheu ser docente como primeira opção profissional e 70% repetiriam a escolha.
Portugal conquistou sete medalhas, duas de ouro, uma de prata e quatro de excelência, na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões (EuroSkills), após ter competido com 32 países durante três dias na Dinamarca.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação comprometeu-se com a valorização de todos os profissionais que trabalham nas escolas, em cartas enviadas a diretores, professores e não docentes para assinalar o início do ano letivo.
O ministro da Educação defendeu, no dia 29 de agosto, que a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) contém o tema da educação sexual “explicitamente”, defendendo que ficou “suficientemente claro” essa situação no documento.
O Governo enviou propostas a 30 câmaras para contratualizar novas vagas para o ensino pré-escolar, que poderão funcionar em salas já existentes ou “em monoblocos” temporários, anunciou hoje o ministro da Educação.
As escolas continuam com cerca de três mil horários de professores por preencher e o Governo vai abrir um concurso extraordinário com quase 1800 vagas para zonas com mais dificuldade em atrair docentes.
O número de alunos do ensino obrigatório e pré-escolar voltou a aumentar, sendo mais de 1,6 milhões, mas também há mais crianças a chumbar ou a abandonar a escola no 2.º ciclo.
A Escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico podem proibir os alunos de utilizarem o telemóvel nos espaços escolares. Isso mesmo revelam as "Recomendações às escolas para a operacionalização das regras e recomendações sobre o uso de smartphones nos espaços escolares" que foi enviado às escolas e agrupamentos de escolas.