A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento vai contar, a partir de setembro, com novos documentos orientadores que regulam os conteúdos, mas sem deixar cair temas que passam a ficar integrados em oito dimensões obrigatórias.
As escolas a partir do 2.º ciclo vão poder optar por utilizar manuais em papel ou digitais, mas terão de justificar a decisão se escolherem o formato digital, anunciou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
A PSP realizou entre os dias 02 e 27 de junho 486 ações de sensibilização junto de jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário no âmbito da operação “Escola Segura – Final do Ano Letivo 2024/2025.
O Governo aprovou, no Conselho de Ministros de 3 de julho, a proibição do uso de telemóveis nas escolas até ao 6ª ano de escolaridade e a revisão da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, medidas que vão entrar em vigor a partir do próximo ano letivo.
O Governo tenciona proibir ‘smartphones’ nas escolas nos 1.º e 2.º ciclos e limitar o uso entre os alunos do 3.º ciclo, tornando regra as recomendações feitas no início do ano letivo 2024/2025.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou no dia 2 de junho a operação “Escola Segura – Final do Ano Letivo 2024/2025”, com o objetivo de reforçar a sua missão de segurança, prevenção da criminalidade e da delinquência junto da comunidade escolar.
Uma menina de 8 anos foi atacada por um cão da raça Pitbull no recreio de uma escola de Rio Meão, revelou a associação de pais desse estabelecimento de ensino do concelho de Santa Maria da Feira. A ocorrência registou-se no dia 28 de maio.
Metade dos professores tem nas suas turmas alunos do ensino básico e secundário que faltam frequentemente às aulas e um em cada três docentes conhece casos de violência entre os estudantes, segundo dados preliminares de um estudo nacional agora divulgado.
Francisco Gonçalves e José Feliciano Costa, professores de Geografia e Educação Física, respetivamente, vão suceder a Mário Nogueira na liderança da Fenprof, e prometem continuar lutas antigas da Federação Nacional dos Professores.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) disse ter autorizado a contratação de 27 técnicos especializados em redes informáticas para apoio à realização das provas finais do 9.º ano em formato digital.
Os diretores escolares apelam ao Governo para que reforce as equipas de psicologia nas escolas onde há mais casos de violência, salientando que o aumento de criminalidade esconde muitas vezes histórias de crianças negligenciadas pelas famílias.
Os diretores escolares consideram que as 11 mil vagas abertas para colocação de professores no próximo ano letivo serão insuficientes para deixar de haver alunos sem aulas e estimam que o problema só ficará resolvido em 2030.
Os professores têm até às 18:00 de hoje para se candidatarem aos concursos de colocação para o próximo ano letivo, com 11 mil vagas disponíveis, número que os diretores escolares dizem ser insuficiente.
As escolas realizaram mais de 900 mil provas-ensaio para testar o formato digital em que vão realizar-se as provas finais, segundo o balanço feito pelo ministro da Educação.
Imaginam lançar um ovo cru de uma altura de sete metros e fazer com que o mesmo aterrasse sem um único arranhão? Este foi o desafio lançado pela Agência Espacial Europeia, através do seu programa educativo ESERO – Portugal, e pela Ciência Viva, aos estudantes portugueses do 3.º ciclo ensino básico. Noutras categorias, aumentava ou diminuía a altura do lançamento.
O parlamento chumbou as quatro propostas de alteração da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, após um debate em que todos apelaram a que se “deixem as crianças em paz”, mas por motivos diametralmente opostos.
O Governo afastou a possibilidade de seguir a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) que defendeu que as provas finais do 9.º ano deixassem de contar para a nota final dos alunos.
Uma metodologia de ensino inclusiva, que visa auxiliar a aprendizagem de crianças com dificuldades, vai ser aplicada no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB) de 24 escolas da região Centro do país.