Uma em cada quatro escolas já limitaram ou proibiram o uso de telemóveis nas escolas, segundo um inquérito nacional, que revela que esta é uma prática mais comum junto dos alunos mais novos, até ao 6.º ano de escolaridade.
Um menino foi assassinado numa residência escolar no norte da Índia durante um ritual de magia negra que tinha como objetivo trazer prosperidade à escola, declarou a polícia local, que deteve cinco dos envolvidos.
O Ministério da Educação apresentou, no dia 25 de setembro, aos sindicatos uma proposta que pretende “eliminar os obstáculos que impedem os aspirantes a professores” de realizarem mestrados e darem aulas, sem reduzir as exigências de formação.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acaba de promulgar o decreto-lei que altera o Estatuto do Bolseiro de Investigação para permitir que doutorandos em trabalho científico possam dar aulas em escolas, suprindo a falta de professores.
O aluno de 12 anos que esfaqueou, na terça-feira, seis colegas numa escola em Azambuja vai ser colocado num centro educativo em Lisboa, disse à agência Lusa fonte judicial.
O Governo decidiu criar um grupo de trabalho para combater o ‘bullying’ nas escolas, que irá apresentar os primeiros resultados em dezembro, anunciou a ministra da Juventude e Modernização.
João Ruivo, antigo vice-presidente do Politécnico de Castelo Branco e antigo diretor da Escola Superior de Gestão, diretor fundador do Ensino Magazine, foi o orador convidado da sessão solene de abertura do ano letivo em Castelo Branco.
O Governo vai recomendar às escolas a proibição do uso de telemóvel nos 1.º e 2.º ciclos e restrições no 3.º ciclo, garantiu o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.
A equipa Lords Quânticos, da Escola Básica e Secundária de Lordelo, em Paredes, foi a vencedora da 15ª edição do MEDEA, uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da REN – Redes Energéticas Nacionais destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos. A equipa Nekoma, da Escola Secundária de Paços de Ferreira, recebeu uma Menção Honrosa. Os trabalhos realizados pelas duas equipas envolveram a medição de campos eletromagnéticos de diversas fontes.
O primeiro-ministro admitiu, no passado dia 4 de setembro, que o Governo não pode garantir “de um mês para o outro” que haverá professores para todos os alunos no arranque do ano letivo ou alojamento estudantil no ensino superior a preço comportável.
O Governo garante que o apoio financeiro a professores colocados longe de casa em escolas onde é difícil encontrar docentes vai entrar em vigor em setembro, mas prometeu reavaliar a proposta tendo em conta as sugestões dos sindicatos.
Mais de 5900 professores dos ensinos básico e secundário vão receber este mês o acerto salarial pela recuperação do tempo de serviço congelado, que vai prolongar-se por quatro anos, de acordo com o Ministério da Educação.
Cerca de cinco mil professores têm os dados validados para poder recuperar o tempo de serviço congelado, menos de 10% dos que já acederam à plataforma para reconhecimento desse tempo, segundo dados da tutela.
O Presidente da República promulgou , no dia 26 de agosto, o diploma com medidas excecionais e temporárias que permitirá às escolas contratar professores e reduzir o número de alunos sem aulas já este ano letivo.
As classificações médias dos alunos que foram à 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário foram negativas em três (Matemática A, Literatura Portuguesa e Filosofia) das 24 disciplinas avaliadas.
O próximo ano letivo vai iniciar-se entre 12 e 16 de setembro na generalidade das escolas, segundo o calendário escolar publicado em Diário da República, que pela primeira vez foi determinado para um período de quatro anos.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação acaba de divulgar o novo modelo de avaliação para o ensino básico e secundário. Já a partir do próximo ano letivo, nos 4.º e 6.º anos haverá provas de Monitorização da Aprendizagem, enquanto que no 9.º e no final secundário haverá provas finais.
Os exames nacionais do ensino secundário em Desenho A , com 144 pontos; Inglês, com 141 pontos; Economia A , com 127 pontos, História A, com 124 pontos e Matemática A, com 121 pontos foram aqueles em que se obteve uma classificação média mais elevada, entre as disciplinas que tiveram 2500 ou mais alunos a realizar as provas.