O docente e investigador albicastrense, Rui Tomás Monteiro, tem patente de 27 de fevereiro a 12 de março, na Galeria S6 do Colégio dos Leões, na Universidade de Évora, a exposição fotográfica “Coexistência dos sentidos”. A mostra apresenta um conjunto de trabalhos em que o autor molda as imagens com uma perspetiva muito própria.
A mostra tem como curador o diretor da Escola de Artes da Universidade de Évora, Tiago Navarro Marques, para quem “Rui Tomás Monteiro é, definitivamente, um embaixador de uma região que ao longo dos tempos tem sofrido as dores da centralização, sobretudo devido à traça geográfica determinada pelo nosso país. A dificuldade no acesso ao meio cultural e artístico que a Beira Baixa oferecia durante a sua contemporaneidade, aliado ao seu inconformismo constante, levou-o desde muito cedo a trocar o destino da sua formação agrícola pela procura insistentemente por um novo mundo. Essa descoberta fê-lo andar sempre um passo à frente dos seus pares. Foi claramente um impulsionador de uma geração que marcou o último quartel do século passado, devido particularmente ao surgimento das novas tecnologias aplicadas às Artes Visuais”.
No entender de Tiago Marques, Rui Tomás Monteiro foi, enquanto professor, “um influenciador para a chamada Geração Y, uma geração de profissionais que procura instantemente um mundo melhor através das tecnologias que o rodeiam. Passou por ele a responsabilidade desta integração com uma visão holística do que o rodeava”.
Com esta exposição, “apresenta-nos uma viagem sensorial a partir da captação de diferentes detalhes que coabitam no nosso quotidiano, onde o olhar mergulha, num itinerário muitas vezes sem o neutralizar”, acrescenta Tiago Marques.
Para Rui Tomás Monteiro, a realização desta “exposição numa universidade como a de Évora é muito importante para mim e constitui um orgulho poder aí apresentar as minhas peças. Tenho uma ligação forte com o ensino superior, e essa união à universidade, sobretudo pela mão de Tiago Marques, que é meu companheiro de sempre, tem um significado especial”.