A Biblioteca Municipal António Salvado (BMAS), em Castelo Branco, acolhe, no dia 28 de fevereiro, às 18 h00, a apresentação do livro documental Eugénio de Andrade – inéditos (ou quase). A obra, de 170 páginas, ilustrada com numerosos fac-símiles de composições poéticas autógrafas e dedicatórias privadas, do Poeta natural da Póvoa da Atalaia, tem a organização de António Oliveira, a partir do acervo bibliográfico e documental que foi preservado pelo fotógrafo Dario Gonçalves.
O livro abre com um esclarecedor prefácio de Arnaldo Saraiva, ex-Presidente da Direcção da Fundação Eugénio de Andrade. A edição será comentada pelo organizador e autor da introdução, por Paulo Samuel, que foi amigo de Eugénio, editor de algumas das suas obras e organizador, em 2023, da celebração centenária do nascimento de José Fontinhas, promovida em Castelo Branco através de um programa que englobou uma exposição bíblio-iconográfica e três conferências. A sessão contará também com a colaboração de Maria de Lurdes Gouveia Barata (Milola) que fará a leitura de alguns dos poemas inéditos que constam desse repositório impresso, dito de “poemas inéditos, dedicatórias e variantes poéticas”. Participa também Pedro Silveira que, no Fundão, vem acompanhando os projectos que ali estão a ser gizados para maior presença local e divulgação nacional da obra de Eugénio de Andrade.
Patrocinada pelo Município do Porto, a edição teve ainda o apoio da Câmara Municipal do Fundão e da Câmara Municipal de Santo Tirso, donde é natural o Prof. António Oliveira.