A nova agenda ilustrada de Luísa Ferreira Nunes "Crónicas de um jardim" vai ter a sua apresentação nacional, no Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, no próximo sábado, dia 18 de outubro, pelas 15H30.
Nesta obra, editada pela editora albicastrense RVJ Editores, a investigadora e professora da Escola Superior Agrária de Castelo Branco mostra, em 152 páginas, desenhos e fotografias únicas e exclusivas dedicados aos jardins como sistemas vivos, lugares de biodiversidade, adaptação e interação entre espécies. Ilustrações que a autora tinha em arquivo, mas que ainda não tinham sido publicadas.
A apresentação é aberta ao público e gratuita, mas a entrada será feita pela apresentação de convite disponibilizado aqui ou nas páginas de Facebook da RVJ e da autora ou no Instagram da autora e do Ensino Magazine.
Luísa Ferreira Nunes explica que “ao longo de 22 anos de Diário Ilustrado, foram abordados diversos temas ligados ao mundo natural, desde habitats remotos até formas de vida discretas e pouco observadas. Em 2026, o tema escolhido recai sobre um universo mais próximo mas igualmente complexo: os jardins. Não se trata de um jardim em particular, mas de uma construção composta a partir de múltiplos jardins visitados ao longo do tempo, cruzada com memórias e elementos que pertencem à experiência sensorial de muitas pessoas”.
A autora adianta que “crónicas de um Jardim resultam da sobreposição de impressões recolhidas em jardins com diferentes significados. Alguns evocam recordações da infância, outros foram procurados mais tarde pela sua estética, pela história que transportam ou pelas espécies. Este diário de 2026 é como uma leitura pessoal e sensorial de muitos aspetos observados durante muitas visitas a vários jardins”.
O livro está à venda na loja virtual da editora (ensino.eu/lojavirtual).