Afonso Carrega, estudante do 2.º ano da licenciatura de Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, acaba de publicar, aos 19 anos, o seu segundo livro de poesia. “Codex XXV” foi escrito ao longo dos dois últimos anos e será apresentado no dia 9 de maio, no Centro Nacional de Cultura em Lisboa, às 18h30min.
A apresentação da obra será feita pelo diretor do Colégio Pio XII, Pe. Carlos Ferreira, e a sessão, aberta a toda a comunidade, será presidida pelo Diretor-Geral do Livro e das Bibliotecas, Luís Santos.
A obra apresenta um conjunto de 40 poemas, os quais podem ser lidos, mas também escutados. A partir da leitura de códigos QR é possível ouvir o jovem poeta a declamar cada um dos seu poemas. O mesmo sucede com o prefácio da autoria da professora universitária jubilada, Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata.
O estudante do segundo ano da licenciatura em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, Afonso Carrega classifica este novo trabalho como “mais maduro” face à sua primeira obra poética, “Bloco de Notas” (ed. RVJ Editores), editada em 2021, quando tinha 16 anos.
O livro tem o prefácio da professora do ensino superior jubilada, Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata. “O tema do amor é privilegiado por Afonso Carrega, que não se foca apenas num amor eu-tu, é mais abrangente, pois inclui um outro que se incorpora no estatuto de ser humano integrado no mundo, não se voltando narcisicamente para si mesmo, mas abrindo-se à vida de relação”, diz a docente universitária.
Codex XXV (edição Caderno do Século e produção RVJ Editores) surge também como um livro inclusivo, uma vez que todos os poemas foram declamados e gravados pelo autor, surgindo em cada um - e também no prefácio lido pela docente – um código QR com acesso aos áudios.
Natural de Castelo Branco, Afonso Carrega lançou o seu primeiro livro aos 16 anos. “Bloco de Notas” (Ed. RVJ Editores, 2021), aos 16 anos. Em 2023 apresenta o seu primeiro livro de contos (Ed. RVJ Editores) “Lugares de Paz”, onde publica o conto com que venceu o Prémio Literário Nuno Álvares. O jovem poeta e escritor surge publicado em três antologias poéticas: "Madeiro - Fólios de Poesia IV", Edição Câmara Municipal de Penamacor, Org. Pedro Salvado, dezembro de 2023 "Coletânea de Poemas", Editora RVJ Editores, Org. Paulo Samuel, março de 2024; e Madeiro - Fólios de Poesia V", Edição Câmara Municipal de Penamacor, Org. Pedro Salvado, dezembro de 2024.