O escritor português, José Jorge Letria, foi o vencedor do Prémio Internacional de Poesia António Salvado - Cidade de Castelo Branco, promovido pela Junta de Freguesia e Câmara albicastrense. Na língua espanhola venceu o poeta, natural de Salamanca, Ramón Garcia Mateos.
O anúncio foi feito a 20 de fevereiro, no dia do 87º aniversário do poeta albicastrense, numa sessão realizada no município de Castelo Branco.
José Jorge Letria apresentou a obra "Aviões com nomes de poetas". Ramón Garcia Mateos escreveu "Retratos y Figuraciones".
O júri, presidido pelo poeta e professor da Universidade de Salamanca, Alfredo Pérez de Alencart, e composto por António dos Santos Pereira, Enrique Cabero, Leocádia Regalo, Manuel Nunes, Maria de Lurdes Gouveia da Costa Barata e Paulo Samuel, decidiu atribuir quatro menções honrosas (duas para cada uma das categorias). No prémio em língua portuguesa foram ainda distinguidos Luís Pimentel, com a obra “Tão longo a tela escurece”, e Carlos Nuno Granja, com o poemário “As entranhas da alma proscrita”. Na versão castelhana receberam a menção honrosa José Manuel Jaén Bernuz, com o trabalho “Cuando seamos viento”, e Rubiel Alejandro González Labarta, com o livro “Canción de posguerra”.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara, considera que “os resultados desta edição consolidam o Prémio. Os vencedores, José Jorge Letria, um dos grandes escritores portugueses, e o poeta salamantino, Ramón Mateos, muito reconhecido no país vizinho, traduzem a importância que o Prémio tem no meio cultural internacional”.
José Pires, presidente da Freguesia de Castelo Branco, considera que “a edição deste ano ultrapassou as expetativas. Depois de um período marcado pela pandemia, poderemos dizer que o Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco foi muito além daquilo que esperávamos para esta edição”.
Os autarcas salientaram ainda o facto do anúncio dos vencedores ter acontecido no dia do aniversário de António Salvado.
A terceira edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco 2022 registou um número de candidaturas recorde. No total participaram mil poetas/escritores, tendo sido selecionados 500 poemários. Todos os candidatos concorreram com um pseudónimo, de forma a que o júri não tivesse conhecimento, na avaliação, de quem eram os verdadeiros autores.
Participaram poetas e escritores de Portugal, Suécia, Inglaterra, França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Brasil, Argentina, México, Chile, Venezuela, Cuba, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde”.
A entrega dos prémios será feita a 20 de julho, durante a terceira edição de “Roiz – Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano”.
Aos vencedores (um em língua portuguesa e outro em língua espanhola) será atribuído o prémio monetário de 2.500 euros, 30 exemplares da edição bilingue das respetivas obras.