Obra Poética (Assírio & Alvim), de António Ramos Rosa (1924-2013), terceiro volume da obra completa, com organização de Luís Manuel Gaspar e posfácio de Rosa Maria Martelo, colige as publicações entre 1997 e 2013, da “poética profundamente ancorada na imanência” através de “uma energia vital” consubstanciada no grande sol interior: “Uma ténue corola solar oscila sobre a página Ela sugere-nos tudo /o que não sabemos”.
O livro “Auto-Transportes do Fundão - um caso de longevidade empresarial na Beira Interior”, da autoria de Eva Nuno Esteves e Pedro Marques Silva, recorda uma das emblemáticas empresas rodoviárias da zona centro do país. Com edição da RVJ Editores, a obra resulta da dissertação de Mestrado de Eva Nuno Esteves, em Empreendedorismo e Criação de Empresas, onde a autora procurou “perceber os motivos para a sua longevidade. Mas este era o pretexto, útil, para fazermos o que nos motivava e que era investigar a longa história desta empresa que povoava o nosso imaginário”.
Luís Garra, antigo dirigente sindical da CGTP-IN, membro da Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25, apresenta, no próximo dia 14 de março, pelas 15h30, no salão nobre da Câmara da Covilhã, o seu novo livro “O Interior é Razão - Abolição das portagens uma história de luta com final feliz”.
O escultor Francisco Simões morreu no passado dia 16 de janeiro, aos 79 anos. O Presidente da República numa mensagem publicada na página da Presidência da República, destaca a sua defesa do “acesso democrático à arte e cultura”.
Exposto sobre as Montanhas no Coração (Assírio &Alvim), de Rainer Maria Rilke (1875-1926), antologia seguida de “O testamento”, com selecção, tradução e prefácio de Maria Teresa Dias Furtado, reúne poemas, cartas e prosas do poeta, comemorando o 150º aniversário do nascimento.
As “Jornadas de Estudo Medicina na Beira Interior – da Pré História ao Século XXI”, que decorreram nos passados dias 7 e 8 de novembro, voltaram a entrar para a história de Castelo Branco, com a apresentação do documentário televisivo sobre a vida e a obra de Amato Lusitano, e com o lançamento da 39.ª edição da revista Cadernos de Cultura “Medicina na Beira Interior – da Pré-história ao Século XXI” (ED. RVJ Editores).
Lavagante (Relógio d´Água), de José Cardoso Pires (1925-1998), reedição da novela de um “encontro desabitado”, na prosa cristalina, requintada e cinematográfica de um dos maiores escritores do século XX português, num país sufocado pela ditadura, relato funesto do triângulo amoroso entre um médico, uma jovem universitária e um figurão do regime.
A 37ª edição das Jornadas de Estudo Medicina na Beira Interior – da Pré História ao Século XXI” decorrem, de 7 a 8 de novembro, em Castelo Branco. O evento junta mais de 20 investigadores, mais de uma centena de participantes e é um dos mais antigos do país realizado de forma ininterrupta.
Os livros de literatura juvenil e de banda desenhada japonesa foram os preferidos dos jovens na primeira edição do programa cheque-livro, que contou com maior adesão das raparigas, revelou a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
A Ensino Magazine, com sede em Castelo Branco, é uma das publicações, a nível mundial, que integra a campanha World News Day, lançada pelo Fórum Mundial de Editores, pela Fundação de Jornalismo do Canadá (CJF) e pelo Projeto Continuum. A iniciativa, que teve o seu ponto alto no dia 28 de setembro, Dia Mundial do Jornalismo, envolve centenas organizações de comunicação social de todo o mundo e mais de 100 publicações internacionais.
O poeta ‘albicastrense’, Gonçalo Salvado, apresentou, a 27 de setembro, na Adega A23 – cujo projeto arquitetónico foi premiado mundialmente –, em Sarnadas de Ródão, a obra que reúne os títulos “Feliciter Ardet (Arde com Felicidade) Novos Poemas do Amor e do Vinho” e “Rubá’iyat Poemas do Amor e do Vinho 77 poemas para ler e degustar”. Livros ilustrados com desenhos de Francisco Simões e José Rodrigues respetivamente.
O albicastrense José Guardado Moreira é um dos mais intensos e sonoros poetas portugueses. No passado dia 25 de setembro, lançou na Livraria Caixotim, o seu último livro de poesia, “Raga”.
A nova agenda ilustrada de Luísa Ferreira Nunes "Crónicas de um jardim" vai ter a sua apresentação nacional, no Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, no próximo sábado, dia 18 de outubro, pelas 15H30.
Cousas de Folgar e Gentilezas (Assírio &Alvim), edição de Graça Videira Lopes, “uma edição do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende”, obra publicada e 1516, é uma recolha monumental de poesia de vários matizes e autores onde cabem “riso, amor e política” numa antologia que recolhe “a poesia de circunstância, satírica, erótica ou as trovas morais” da época.
«Ideias simples para uma escola feliz» (Ed. RVJ) é o título do livro que reúne os contributos de 21 autores, onde se incluem alguns dos principais investigadores nacionais e internacionais do setor educativo, com a particularidade de contar com o derradeiro artigo de Manuel Sérgio antes do seu falecimento. A apresentação nacional do livro coordenado por João Ruivo, e que teve o apoio do Município de Idanha-a-Nova, aconteceu ao final da tarde do passado dia 11 de setembro, no auditório 2 do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IU-UL).
O mais recente livro de poesia do poeta português José Guardado Moreira, “RAGA” é apresentado no dia 25 de setembro, pelas 18h00, na Livraria Caixotim, em Castelo Branco.
A poesia do jovem poeta Afonso Carrega, estudante finalista do curso de Relações Internacionais da Universidade de Lisboa, e a pintura de Joaquim Picado, professor em Castelo Branco e pintor, estiveram em destaque numa sessão cultural realizada, no passado dia 12, na Livraria Caixotim, em Castelo Branco.
O novo livro de poesia de Gonçalo Salvado que junta num só volume dois títulos: “Feliciter Ardet (Arde com Felicidade) Novos Poemas do Amor e do Vinho” e “Rubá'iyat Poemas do Amor e do Vinho 77 poemas para ler e degustar”, ilustrados com desenhos dos escultores Francisco Simões e José Rodrigues respetivamente vai ser lançado na Adega 23, em Sarnadas de Rodão, Vila Velha de Rodão, no próximo dia 27 de setembro de 2025, pelas 16h30min.