A Fundação AIP, através da Lisboa FCE, acaba de abrir as candidaturas para a IV Edição dos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques. Este ano a iniciativa, realizada no âmbito do Portugal Smart Cities Summit (PSCS) - o principal evento nacional dedicado às cidades inteligentes, sustentáveis e inclusivas - também é aberta às universidades e politécnicos e tem o apoio do Ensino Magazine.
As candidaturas decorrem até 20 de abril de 2026 e devem ser submetidas exclusivamente através do site oficial do Portugal Smart Cities Summit. ACEDA AQUI.
"Criados para distinguir projectos, iniciativas e soluções que contribuem de forma concreta para a transformação dos territórios e para a melhoria da qualidade de vida das populações, os Prémios afirmam-se como uma referência nacional na valorização das melhores práticas no ecossistema das Smart Cities em Portugal", explica ao Ensino Magazine a organização
A grande novidade para a edição deste ano passa pela abertura das candidaturas ao ensino superior. "Este ano os Prémios dão um passo decisivo na consolidação e maturidade deste ecossistema, alargando o universo de entidades elegíveis. Para além das Comunidades Intermunicipais, Municípios, Juntas de Freguesia e empresas públicas e privadas, passam agora também a poder apresentar candidaturas Universidades e Institutos Politécnicos, reconhecendo o papel fundamental da inovação empresarial e do conhecimento científico na construção das cidades do futuro", reforça a Fundação AIP.
Miguel de Castro Neto, Presidente do Júri dos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, citado na informação disponibilizada à nossa redação considera que "a abertura das candidaturas às Entidades do Ensino Superior representa um passo natural e estratégico. Reforça a ligação entre conhecimento científico, dados, tecnologia e aplicação no território, promovendo uma maior articulação entre investigação, políticas públicas e implementação concreta”.
Os Prémios distinguem projecto enquadráveis em seis grandes categorias estratégicas para o desenvolvimento urbano e territorial: Neutralidade Carbónica e Transição Energética; Mobilidade Sustentável e Inteligente; Espaço Público, Qualidade Urbana e Bem-estar Territorial; Inclusão Social, Inovação Social e Comunidades Inteligentes; Transformação Digital, Governação e Dados; e Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente.
Podem candidatar-se projectos já executados, em fase de implementação ou em desenvolvimento, incluindo projectos-piloto, provas de conceito, living labs e iniciativas de investigação aplicada, desde que demonstrem impacto, inovação, potencial de replicação e contributo relevante para o ecossistema Smart Cities.
A cerimónia de entrega dos Prémios terá lugar no primeiro dia do Portugal Smart Cities Summit 2026, que se realiza de 12 a 14 de Maio, na Feira Internacional de Lisboa, afirmando-se como um dos momentos altos do evento e um palco privilegiado de valorização das melhores práticas, projectos e soluções para cidades mais inteligentes, sustentáveis e resilientes.