A Arquidiocese de Évora vai destinar a renúncia quaresmal deste ano a um programa de apoio a jovens estudantes gravemente carenciados a nível económico, que vai ser criado e administrado pela Cáritas.
Na sua mensagem para a Quaresma, divulgada a 5 de março, o arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, disse que percebeu “uma carência manifestada nos últimos tempos [que] se refere a jovens estudantes sem meios para continuarem os seus cursos, ou sequer para [poderem] sobreviver”.
“Esta realidade socioeconómica muito atual gera enormes dificuldades motivadoras de desânimo e desistência no meio estudantil e juvenil”, argumentou.
Por isso, o arcebispo disse pretender que a Cáritas Arquidiocesana “crie, regulamente e administre um programa de apoio a jovens estudantes gravemente carenciados de todas as paróquias da arquidiocese”, que estudem em estabelecimentos de ensino localizados neste território ou fora dele.
“Peço à Cáritas Arquidiocesana que volte a coordenar a campanha ‘Renúncia Quaresmal’ neste ano, a favor da causa que ela mesmo vai gerir”, pode ler-se na mensagem.
Quanto à renúncia quaresmal do passado ano pastoral (2023-2024), Francisco Senra Coelho indicou terem sido angariados 20 mil euros, oferecidos pelos cristãos da Arquidiocese de Évora e enviados para comunidades cristãs do Médio Oriente.
Na mensagem para a Quaresma 2025, entre outros tópicos, o Arcebispo de Évora aludiu à esperança e a viver este tempo “como peregrinos” e centrados na reflexão e oração, sem esquecer “os necessitados” e os “mais pobres”.