A Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) acaba de divulgar as vagas para o acesso ao ensino superior para o ano letivo 2025/26. Há mais vagas disponíveis. O Sistema de Educação Superior Público fixa um total de 76.818 vagas, um aumento de 691 vagas em comparação com 2024.
Vê aqui o curso que procuras e a última nota de entrada.
De acordo com a informação enviada ao Ensino Magazine pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), "55 mil 956 vagas são fixadas através do Regime Geral de Acesso (Concurso Nacional de Acesso + Concursos Locais), o que corresponde a um aumento de 643 vagas em comparação com 2024. Para os Concursos e Regimes Especiais de Acesso foram disponibilizadas 20 mil 862 vagas, o que se traduz num aumento de 48 vagas em comparação com 2024. Já o sistema de Educação Superior Privado fixa um total de 24.980 vagas, o que corresponde um aumento de 956 vagas em comparação com 2024".
Os dados são divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) dois meses antes em relação ao ano passado. Contas feitas, verifica-se um aumento significativo de 20% das vagas em Educação Básica através do Concurso Nacional de Acesso, com + 204 lugares, num total de 1197 vagas. "Este é mais um passo na estratégia de médio/longo prazo do Governo para combater o défice de docentes que o País enfrenta, que se junta às alterações ao Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário, já publicadas em Diário da República, bem como à atribuição de 2.500 bolsas de estudo a novos estudantes matriculados nas licenciaturas e mestrados em Ciências da Educação/Ensino, matéria que se encontra em processo legislativo", explica a tutela.
Para o próximo ano letivo "verifica-se também um aumento de 6,7% de vagas em Medicina através dos Concursos e Regimes Especiais de Acesso, com + 130 lugares, sendo 86 para o Concurso Especial para estudantes internacionais, possibilidade introduzida este ano pelo Governo em resposta às solicitações das instituições". Revela a mesma nota que "para a disponibilização destes lugares adicionais, as instituições pediram aumentos do Limite Máximo de Admissões, subindo o número total de vagas que podem ser oferecidas nos cursos de Medicina. Assim, este aumento não prejudicou o número de vagas em Medicina através do Regime Geral de Acesso, que se mantém em 1594".