Manuel Sérgio, professor, pensador e filósofo português, considerado “o pai” da motricidade humana, faleceu, dia 19 de fevereiro, aos 91 anos, informou, em nota o Instituto Português do Desporto e Juventude.
Colaborador do Ensino Magazine, Manuel Sérgio deixa um legado em diferentes áreas.
Na política, fundou o Partido da Solidariedade Nacional, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República, na primeira e única vez em que foi candidato. Uma experiência que o desiludiu. Foi na academia e no desporto que se tornou uma referência.
“O seu legado no campo do desporto é imensurável, tendo sido um pioneiro e uma inspiração para muitos. O Professor Sérgio não só contribuiu significativamente para o desenvolvimento teórico e prático do desporto em Portugal, como também teve uma ligação estreita com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), onde o seu conhecimento deixou uma marca indelével”, sublinha o IPDJ, na mesma nota.
Adepto do Belenenses, em entrevista à nossa publicação, em 2015, referia que o futebol “é a coisa mais importante das coisas pouco importantes”.
Considerado o mentor de José Mourinho e de Jorge Jesus, Manuel Sérgio viu a Universidade Católica criar uma Cátedra com o seu nome. Pensador e comunicador nato, Manuel Sérgio foi também um escritor e poeta. Mas acima de tudo foi um enorme ser humano.
À família e aos amigos, o Ensino Magazine endereça sentidas condolências.
Em forma de homenagem republicamos a entrevista que lhe efetuámos em maior de 2015: “Manuel Sérgio, o filósofo do futebol”.