Portugal ganhou uma medalha de prata nas quartas Olimpíadas Europeias de Informática para Raparigas, que decorreram na semana passada em Eindhoven, nos Países Baixos, anunciou a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
Laura Muliar, aluna do 12.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, foi a medalhada de Portugal, país que participou pela primeira vez na competição.
A estudante já tinha ficado este ano em segundo lugar nas Olimpíadas Nacionais de Informática e conquistado uma medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática.
As Olimpíadas Europeias de Informática para Raparigas, que este ano se realizaram entre 21 e 27 de julho, nos Países Baixos, com 195 concorrentes de 56 países, visam "promover a participação feminina e a excelência no domínio da informática".
Em setembro realizam-se no Egito as Olimpíadas Internacionais de Informática, com participação portuguesa.
Em Portugal, as Olimpíadas de Informática são organizadas pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com a Universidade do Porto e a Universidade de Priceton, nos Estados Unidos.
A esta competição podem concorrer alunos dos ensinos básico e secundário.