A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior decorre de 25 de julho a 8 de agosto. Este ano aumentou o número de vagas, num total de 53640, às quais se somam 721 para os concursos locais.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior explica, em nota enviada à nossa redação, que este aumento corresponde a um crescimento de 2,6% face ao ano anterior.
De acordo com a tutela, “o número de vagas disponibilizadas nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica cresce 3.8% quando comparado com as vagas inicialmente fixadas ano letivo anterior, enquanto o número de vagas nas demais regiões cresce 2.5%”.
Além disso, verifica-se um reforço de 3.6% de vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais face às vagas iniciais do ano anterior, sendo disponibilizadas 8903 vagas”.
Neste concurso “são também disponibilizados 25 cursos novos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas STEAM (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026”.
A Direção Geral de Ensino Superior adianta que “os cursos novos financiados pelo PRR representam 642 vagas, sendo 365 destas disponibilizadas em Lisboa e Porto e 217 no resto do país”. Foram também fixadas mais 153 vagas nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos.
Os dados mostram que “o número de vagas em Medicina volta a crescer, sendo disponibilizadas 1534 vagas no CNA. Nos últimos três anos, o número total de vagas em Medicina, consideradas todas as vias de ingresso (concurso nacional de acesso, concurso para ingresso de licenciados e concurso institucional para ingresso na UCP, cresceu 5% (1782 vagas em 2019 e 1873 vagas em 2022).
Já o número de vagas em licenciaturas em Educação Básica cresce 7%, sendo disponibilizadas mais 56 vagas.