A Universidade de Évora (UÉ) subiu cerca de 500 lugares no European Research Ranking referente ao ano de 2020, disse ao Ensino Magazine aquela instituição de ensino. A UÉ encontra-se agora classificada na faixa dos 600, num conjunto global de mais 1000 instituições europeias.
Na nota enviada à nossa redação, a Universidade de Évora explica que entre as instituições portuguesas num ranking composto por 45 universidades, centros de investigação e laboratórios portugueses, a UÉ ocupa agora a 6ª posição na categoria das Instituições de Ensino Superior, que é liderada pela Universidade Nova de Lisboa.
O European Research Ranking é um ranking que avalia um grupo de mais de mil instituições de 27 países europeus com projetos de investigação que recebem financiamento da Comissão Europeia, e que baseia a sua classificação nos dados fornecidos pelo Serviço Comunitário de Informação para a Investigação e o Desenvolvimento (CORDIS).
Diz a mesma nota que a UÉ realizou, em 2020, cerca de 800 parcerias nacionais e internacionais e participou em mais de 400 projetos, 5 dos quais enquanto instituição coordenadora.
Neste ranking a UÉ apresenta uma subida significativa face aos resultados obtidos na edição do ano anterior, corroborando novamente a posição estratégica que a instituição tem procurado alcançar no âmbito da investigação não só a nível nacional como também internacionalmente. Isto, diz a Universidade, apesar da descida generalizada que se fez sentir no número de projectos financiados, devido aos impactos da pandemia na investigação.
A Universidade esclarece que "entre os critérios de classificação utilizados estão o número total de projetos em que a instituição participou, o financiamento total alocado nesses projetos, bem como o número de parcerias e alianças, os índices de liderança em projetos e a diversidade de áreas de investigação".