Os jovens passam 30 minutos do seu dia a ver notícias, enquanto gastam quatros horas diárias no telemóvel, concluiu um estudo do projeto bYou – Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens Sobre os Media.
O Museu do Côa assinala o 15.º aniversário, no dia 30 de julho, com uma contagem global de quase meio milhão de visitantes, apesar de localizado no interior, mas com um património de "escala mundial", como sublinham os seus responsáveis.
Uma sepultura de incineração que deverá remontar à segunda metade do século III foi descoberta na cidade romana de Ammaia, em Marvão, distrito de Portalegre, no decorrer de trabalhos arqueológicos, foi divulgado no dia 28 de julho.
O uso do Braille, sistema universal de escrita e leitura tátil para pessoas cegas, foi inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, de acordo com anúncio publicado no dia 25 de julho em Diário da República (DR).
A Câmara de Castelo Branco e a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB) estão a promover o “Sorteio de Verão” que pretende dinamizar o comércio e serviços do concelho. As inscrições estão abertas até 14 de agosto, sendo que os blocos das senhas iniciais podem ser levantados na sede da ACICB, na avenida Nuno Álvares em Castelo Branco, entre os dias 30 e 31 de julho.
A Câmara de Castelo Branco, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, acaba de criar a plataforma digital Bairro Comercial de Castelo Branco. Um espaço que já tem 81 lojas/serviços aderentes, e que permita a venda e mostra de produtos online.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação anunciou, a 11 de julho, um reforço de 8% no financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em 2026, proveniente das receitas de impostos.
O ministro da Educação revelou que as instituições de ensino superior estão satisfeitas com as verbas previstas para 2026, que mantêm a fórmula deste ano, mas com um reforço orçamental.
As médias das classificações dos exames nacionais do ensino secundário foram quase todas positivas, com exceção de Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Geometria Descritiva A, segundo dados divulgados pelo Júri Nacional de Exames (JNE).
O Ministério da Educação Ciência e Inovação tem já pronta uma nova versão para a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). O documento a que o Ensino Magazine teve acesso prevê dois tipos de Instituições de Ensino Superior: Universidades e Universidades Politécnicas, sendo ambas lideradas por Reitores. Prevê ainda a eleição direta do Reitor, e mantém os princípios de reforço da autonomia e de maior estabilidade e revisibilidade orçamental, dissociadas dos ciclos políticos para permitir a concretização de estratégias de médio e longo prazo.
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, manter-se bem hidratada torna-se ainda mais essencial, especialmente durante a gravidez.
O ministro da Educação manifestou-se disponível para acolher algumas propostas dos partidos políticos no âmbito da revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), mas ressalvou que a proposta anterior já tinha “uma visão muito clara”.
Os recém-diplomados em Portugal são cada vez menos afetados pelo desemprego, havendo 87 cursos em que a taxa de desemprego é zero, por oposição a outras 80 formações em que o desemprego é superior à média nacional.
O abandono escolar no ensino superior continua a subir, com 13,2% dos novos alunos a deixarem de estudar, segundo dados nacionais que revelam 11 cursos em que todos os estudantes desistiram.
Uma ‘missão espacial’ que simula Marte, mas que acontece junto à albufeira do Alqueva, em pleno Alentejo, integra ‘astronautas’ que recolhem solo para análise em busca de indícios de vida, com a ajuda de um ‘rover’.
Académicos e jornalistas que se dedicam ao estudo da desinformação identificaram no dia 18 de junho a regulamentação como o maior desafio atual para combater a informação falsa, destacando também a falta de pensamento crítico e de literacia mediática.
Mais formação para as polícias tratarem dos incidentes e crimes de ódio e “habitações dignas e seguras” para os ciganos são as duas recomendações prioritárias feitas às autoridades portuguesas pela Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância.
Os estudantes universitários querem horários mais flexíveis e ajustados no Ensino Superior, consideram que há sobrecarga de avaliações e pedem critérios mais uniformes, indica um estudo divulgado no dia 20 de junho.