O incêndio que começou no Piódão, Arganil, no dia 13 e que continua ativo, será “muito provavelmente” o maior de sempre em Portugal, afirmou o especialista Paulo Fernandes, estimando uma área ardida de cerca de 60 mil hectares.
O Lisboa Games Week (LGW), o maior evento de videojogos e entretenimento digital em Portugal, acaba de garantir a presença da Ensino Magazine, principal publicação dedicada à educação, cultura e juventude do país. O evento, que assinala 10 anos de vida, decorre na FIL, em Lisboa, de 20 a 23 de novembro.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação prepara-se para implementar uma reforma na estrutura organizacional dos ensinos básico, secundário e superior, e na ciência. Entre as propostas, já aprovadas em Conselho de Ministros da última semana, estão a extinção da Fundação para a Ciência e Tecnologia (responsável pelo financiamento à investigação no nosso país), e das direções gerais de Ensino Superior; de Educação; de Estabelecimentos Escolares; ou de Estatísticas, bem como outros organismos. Em contrapartida, são criadas novas estruturas que vão incluir todos esses serviços.
Menos de 50 mil alunos candidataram-se à 1.º fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, um valor muito abaixo ao registado nos últimos anos e só comparado a 2018.
Os jovens adotam uma abordagem passiva em relação a notícias e informações, por isso são mais propensos a acreditar em desinformação médica, concluiu um estudo da Universidade Estadual de Washington.
Os representantes dos reitores manifestaram-se hoje contra a possibilidade de os conselhos gerais das instituições passarem a pré-selecionar os candidatos ao cargo, sustentando que limita a liberdade eleitoral, e criticaram a generalização das designações de “Universidade” e “Universidade Politécnica”.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) viu aprovada, em Conselho de Ministros, a proposta de reestruturação dos seus serviços. Acabam as direções-gerais do Ensino Superior e de Estatísticas, a FCT e a Agência Erasmus+. São criados novas entidades.
O Ministério da Educação prevê que, até setembro, estejam concluídas as obras em 19 residências universitárias, que representam mais de duas mil camas, a maioria novas, e às quais podem acrescer 2.270 através de protocolos para alojamento estudantil.
A OpenAI apresentou um novo modelo de estudo para o seu assistente de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT, oferecendo aos utilizadores uma experiência de aprendizagem passo a passo, em vez de uma reposta única.
Os jovens passam 30 minutos do seu dia a ver notícias, enquanto gastam quatros horas diárias no telemóvel, concluiu um estudo do projeto bYou – Estudo das Vivências e Expressões de Crianças e Jovens Sobre os Media.
O Museu do Côa assinala o 15.º aniversário, no dia 30 de julho, com uma contagem global de quase meio milhão de visitantes, apesar de localizado no interior, mas com um património de "escala mundial", como sublinham os seus responsáveis.
Uma sepultura de incineração que deverá remontar à segunda metade do século III foi descoberta na cidade romana de Ammaia, em Marvão, distrito de Portalegre, no decorrer de trabalhos arqueológicos, foi divulgado no dia 28 de julho.
O uso do Braille, sistema universal de escrita e leitura tátil para pessoas cegas, foi inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, de acordo com anúncio publicado no dia 25 de julho em Diário da República (DR).
A Câmara de Castelo Branco e a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB) estão a promover o “Sorteio de Verão” que pretende dinamizar o comércio e serviços do concelho. As inscrições estão abertas até 14 de agosto, sendo que os blocos das senhas iniciais podem ser levantados na sede da ACICB, na avenida Nuno Álvares em Castelo Branco, entre os dias 30 e 31 de julho.
A Câmara de Castelo Branco, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, acaba de criar a plataforma digital Bairro Comercial de Castelo Branco. Um espaço que já tem 81 lojas/serviços aderentes, e que permita a venda e mostra de produtos online.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação anunciou, a 11 de julho, um reforço de 8% no financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em 2026, proveniente das receitas de impostos.
O ministro da Educação revelou que as instituições de ensino superior estão satisfeitas com as verbas previstas para 2026, que mantêm a fórmula deste ano, mas com um reforço orçamental.
As médias das classificações dos exames nacionais do ensino secundário foram quase todas positivas, com exceção de Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Geometria Descritiva A, segundo dados divulgados pelo Júri Nacional de Exames (JNE).