Quatro em 10 portugueses entre os 25 e 64 anos só conseguem compreender textos simples e curtos, segundo um relatório divulgado no dia 9 de setembro que mostra Portugal entre os países com níveis mais baixos de proficiência em literacia.
Os professores portugueses têm salários mais elevados do que a média dos trabalhadores com formação superior, mas perderam poder de compra na última década, segundo um relatório da OCDE agora divulgado.
Mais de 80% dos trabalhadores com ensino superior têm um rendimento acima da média em Portugal e cerca de um terço ganha mais do dobro, segundo um relatório da OCDE que confirma mais-valias também na empregabilidade.
O parlamento aprovou, a 9 de setembro, vários requerimentos para ouvir o ministro da Educação e o reitor da Universidade do Porto, que diz ter sido pressionado por “pessoas influentes” para aceitar candidatos ao curso de Medicina.
A secretária de Estado do Ensino Superior considera que "os exames são a garantia de que os alunos chegam ao ensino superior com um nível adequado", prometendo que o Governo vai manter a exigência no acesso.
A Federação Académica do Porto (FAP) e as Associações de Estudantes da Universidade do Porto pediram, dia 6 de setembro, a convocação urgente de um Senado Académico para que os dirigentes responsáveis expliquem o caso dos 30 candidatos ao curso de Medicina.
O Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, e o Ministro da Educação Fernando Alexandre estão em rota de colisão. Em causa estão alegados pedidos de favorecimento por parte de "altas patentes" para a entrada de estudantes no curso de medicina daquela universidade, sem que os mesmos tivessem obtido as classificações necessárias.
Os estudantes deslocados pagam, pelo menos, mais 200 euros por mês para frequentar o ensino superior face aos colegas que estudam na sua cidade, com o alojamento a representar a maior despesa.
O prémio salarial atribuído aos jovens trabalhadores como forma de devolução das propinas, relativo aos pedidos apresentados no ano de 2024, vão ser pagos no final da segunda semana de setembro, divulgou a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
As Universidades e Politécnicos disponibilizaram 15 mil 923 vagas para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. A dois dias do final das candidaturas há menos 2239 candidatos que no ano passado.
Raúl Capaz Coelho, até agora secretário-geral da Educação e Ciência, será o presidente da Agência para a Gestão do Sistema Educativo (AGSE), anunciou o Governo, que nomeou outros atuais dirigentes para integrar o Conselho Diretivo da nova estrutura.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação defendeu que os investigadores "têm de perceber" a obrigação de "devolver à sociedade" o investimento público no setor e considerou que nunca a disciplina de cidadania foi tratada com tanta seriedade.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma que extingue a Secretaria-Geral da Educação e Ciência, no âmbito da reforma do Ministério da Educação, anunciada em julho pelo ministro Fernando Alexandre.
O ministro da Educação recusou alterar as regras de conclusão do ensino secundário e acesso ao superior, apesar de reconhecer que foram as recentes mudanças que provocaram uma diminuição de alunos colocados no ensino superior.
O Presidente da República promulgou, no dia 26 de agosto, o diploma que extingue organismos do Ministério da Educação, exprimindo reservas em relação às atribuições das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e à extinção da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Cerca de 44 mil novos estudantes (43 mil 899) foram colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, com taxa de colocação a subir para 90,1%. Para a segunda fase, que decorre de 25 de agosto a 3 de setembro, sobraram 11 mil 513 vagas, o que representa o maior número de vagas dos últimos anos. Significa isto que para a segunda fase são muitas as opções em aberto.
O incêndio que começou no Piódão, Arganil, no dia 13 e que continua ativo, será “muito provavelmente” o maior de sempre em Portugal, afirmou o especialista Paulo Fernandes, estimando uma área ardida de cerca de 60 mil hectares.
O Lisboa Games Week (LGW), o maior evento de videojogos e entretenimento digital em Portugal, acaba de garantir a presença da Ensino Magazine, principal publicação dedicada à educação, cultura e juventude do país. O evento, que assinala 10 anos de vida, decorre na FIL, em Lisboa, de 20 a 23 de novembro.