O maior evento de videojogos do país, Lisboa Games Week (LGW), está de volta à FIL – Parque das Nações, em Lisboa, de 20 a 23 de novembro. Promovida pela Fundação AIP, o LGW é organizado pela Lisboa- FCE, e continua a ter o Ensino Magazine como parceiro, que ao longo dos dias do certame vai desafiar os jovens e menos jovens a participar em diferentes desafios no seu expositor de 18 metros quadrados.
A edição deste ano da LGW aposta, de nova, na vertente educativa, até porque, como revelam os responsáveis pela feira, “o futuro da indústria dos videojogos passa pela formação de novos talentos”. Por isso, reforçam, o Lisboa Games Week assume, mais do que nunca, um papel determinante na capacitação de estudantes e jovens profissionais para o sector. Na sua 10.ª edição, o evento destaca o conhecimento, a inovação e as competências digitais como pilares essenciais para impulsionar o crescimento económico e criativo desta área em Portugal”.
Este é também um desafio para que possas ver as possibilidades que o futuro de pode reservar numa área em constante evolução. Não é por acaso que LGW reúne a maior representação de sempre de universidades, institutos politécnicos e entidades de formação, reforçando a sua missão como ponte entre o ensino e o mercado profissional.
Marcam presença a Universidade de Lisboa (Faculdade de Belas-Artes, Ciências, Letras, Medicina e Motricidade Humana); Universidade de Aveiro; Universidade Lusíada; ISEL –Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Portalegre; Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; Piaget Ensino Superior; Exército português; Marinha Portuguesa; IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.
“O Lisboa Games Week tem no seu ADN a missão de inspirar e orientar os talentos do futuro. O envolvimento histórico das instituições de ensino nesta edição reforça a importância estratégica desta indústria no desenvolvimento académico e profissional em Portugal”, destaca a organização do evento.
Ao longo de quatro dias, professores e alunos terão acesso a uma ampla oferta de cursos, licenciaturas, mestrados e formações especializadas ligadas ao desenvolvimento de videojogos, animação, arte digital, design, programação, multimédia e muito mais.
Para além da área expositiva, o evento inclui programação educativa especializada, com Talks com profissionais de referência, demonstração de projetos académicos, workshops e desafios criativos com interação tecnológica.
Também regressa ao LGW, a Liga REC – Robot Extreme Competition, destacando o ensino tecnológico e o talento académico em Portugal. Durante quatro dias, equipas de universidades, politécnicos, escolas técnicas e centros de formação vão competir com robôs construídos de raiz, demonstrando competências em engenharia, programação e inovação num ambiente de grande visibilidade e proximidade ao público. Esta iniciativa constitui uma oportunidade única para aplicação prática de conhecimentos, estimulando competências em mecânica, eletrónica, programação, criatividade, estratégia e trabalho em equipa.
Igualmente, o Serviço Educativo do LGW, que é especialmente desenvolvido para o ensino básico, secundário e profissional, promovendo novas formas de aprendizagem e incentivando os jovens a explorar carreiras em crescimento que exigem criatividade, pensamento crítico e competências tecnológicas.