Aos 9 anos João Francisco é um dos bons pilotos portugueses de karting.
No Kartódromo Internacional do Algarve voltou a vencer.
O jovem piloto, de 9 anos, João Francisco, venceu a terceira prova do Campeonato de Portugal em karting, que decorreu no kartódromo internacional do Algarve, no passado dia 14 de maio. Depois de ter conquistado o pódio nas provas de Viana e do Bombarral, onde foi terceiro classificado, o piloto, que tem o apoio do Ensino Magazine, voltou a brilhar na competição nacional.
João Francisco irá ainda disputar as corridas de Braga e Leiria e a Taça de Portugal, em Portimão, “onde espero vencer”. O jovem piloto recorda que a “expetativa para esta época era sermos campeões nacionais mas na pré-época o regulamento foi alterado e houve características que não nos favorecem”.
Ricardo Santos, o pai de João Francisco que tem acompanhado o jovem neste seu percurso, explica que “o peso do conjunto piloto e kart era de 110kg e agora passou para 105kg. Nós estamos com 108kg, pelo que 3kg nas várias curvas, acelerações e travagens, a relação peso/potência fica prejudicada. O João é o único menino acima do peso, os restantes têm de colocar pesos no chassis para chegar ao peso definido. Com o passar do ano a tendência é aumentar peso pois está a crescer e não vamos restringir a alimentação de uma criança”.
Por isso, acrescenta Ricardo Santos, “contra estes factos, resta-nos lutar pelas provas, tentar chegar o mais alto na classificação do campeonato e vencer a taça de Portugal que é em Portimão. Pista onde o João se sente como peixe na água...onde venceu a 1a corrida do campeonato em 2022 e repetiu em 2023”.
Nesta caminhada o estudante do ensino básico tem enfrentado muitas dificuldades. Ainda assim, Ricardo Santos adianta que “as dificuldades são imensas, mas comparadas com aquilo que o João está a fazer juntamente com a equipa passam a ser desafios constantes e que gostamos de ver a forma como ele os supera. É óbvio que gostaríamos de ter mais apoios. Os desportos motorizados têm sempre orçamentos mais avultados, kart, equipamento homologado, gasolina, pneus slick e de chuva, material suplente e toda a logística que é necessária para estar em vários pontos do país, todos distantes de Castelo Branco, onde vivemos”.
Por isso, Ricardo Santos agradece os apoios da DMais Publicidade, da Câmara de Castelo Branco, Escuderia Castelo Branco, Ensino Magazine, Semanário Reconquista e Himasushi.
“Se para o próximo ano quisermos estar novamente no campeonato será preciso um projeto mais sólido e outros compromissos. Mas, acima de qualquer valor, o mais importante é o apoio que temos recebido das pessoas que nos acompanham e gostam de nos ver nesta modalidade”.
Apesar dos bons resultados, João Francisco não tem treinado aquilo que desejava. Com o kart com que compete fora de Castelo Branco, por imposição legal, e na ausência de um outro com as mesmas caraterísticas que lhe permitissem treinar no kartódromo albicastrense, apenas tem treinado nas vésperas das corridas. “Era importante treinar muito mais, tal como o fazem os outros meninos”, conclui Ricardo Santos.