O Ensino Magazine assinala este mês 23 anos de vida. Um aniversário diferente, assinalado em tempo de pandemia e com todos os constrangimentos que isso acarreta. Sempre desafiámos o futuro e procuramos, de forma objetiva e inovadora, transformar as dificuldades em oportunidades. Nesse sentido reforçámos a nossa edição impressa e criámos um novo portal, no mesmo endereço de sempre, www.ensino.eu, atualizado ao minuto. Garantimos também o acesso grátis aos nossos leitores, num momento difícil como o que vivemos. Desenvolvemos webinars, que irão prosseguir ao longo deste ano, com transmissão em direto. Brevemente será lançada a App Ensino Magazine.
A nossa newsletter é enviada aos mais de 200 mil subscritores, os quais têm acesso à nossas edições impressas, de papel digital e ao nosso portal, nas diferentes plataformas digitais, como smartphones, tablets, pc’s.
Sempre nos assumimos como uma publicação sem fronteiras, que pretende ligar a escola à comunidade, as escolas entre si, e as academias aos seus vários mundos.
Traçámos uma linha editorial clara, de informar com rigor e seriedade, reconhecida pelos nossos exigentes leitores (um público heterogéneo - dos 13 aos mais de 90 anos -, diversificado - alunos, professores, profissionais não docentes, famílias e comunidade de um modo geral), pelos nossos parceiros e anunciantes.
Muito poderíamos escrever sobre o percurso do Ensino Magazine. Um projeto inovador em Portugal que paulatinamente foi conquistando o seu espaço, ultrapassou fronteiras e chega a vários continentes.
O propósito continua o mesmo de sempre. O Ensino Magazine cresceu em número de páginas, em rubricas, teve um filho, o Ensino Magazine Jovem - suplemento mensal dedicado à faixa etária entre os 13 e os 17 anos -, lançou o principal portal de educação do país (www.ensino.eu), onde já desenvolveu dois concursos internacionais on line, e tem sabido criar dossiês específicos dedicados a outros temas.
Mas o Ensino Magazine é também um espaço reflexivo, com opinião, e que edição a edição publica entrevistas de fundo com diferentes atores da vida pública portuguesa e da comunidade lusófona. Entrevistas que deram já lugar a dois livros “Políticos e Políticas da Educação” e “Políticas Educativas em Portugal”, os quais contam a história da educação no nosso país, entre 1998 e 2013.
Neste percurso há um conjunto de aspetos que importa sublinhar e que tornam o Ensino Magazine como a principal publicação do género editada no nosso país:
- Estabelecimento de parcerias com instituições de ensino superior portuguesas e estrangeiras;
- Atribuição de bolsas de mérito monetárias aos melhores alunos das instituições de ensino superior nossas parceiras. Já atribuímos mais de 130 bolsas;
- Protocolo de cooperação com a UNESCO, que tornou o Ensino Magazine parceiro da Rede de Escolas Associadas da UNESCO;
- Acordo com a AIP, tornando o Ensino Magazine parceiro da organização da Futurália - Feira dedicada à educação e juventude, que anualmente se realiza em Lisboa, no Parque das Nações, e que é uma das maiores do país. Além de um amplo stand, distribuímos gratuitamente a nossa publicação e promovemos diversas atividades, como a apresentação livros, exposições e até combates teatrais templários; No último ano a pandemia trocou-nos as voltas, mas este ano iremos participar no evento, de forma presencial/virtual.
- Acordo com a AEP, que transformou o Ensino Magazine em parceiro da organização da Qualifica, outro dos grandes certames nacionais dedicados à educação e juventude, que se realiza anualmente na Exponor. Tal como na Futurália, há mais de 19 anos que ali marcamos presença, com um expositor, distribuição gratuita do Ensino Magazine e com muitas atividades. Em 2020, a Covid-19 obrigou a organização a cancelar o evento e este ano dificilmente permitirá a sua realização. Mas em 2022 regressaremos com mais força.
- Acordo com a IFEMA - Feria Internacional de Madrid, que nos tornou parceiros de duas das maiores feiras da Península Ibérica dedicadas ao ensino, a AULA e a SIMO Educación, onde tal como nas portuguesas, marcamos presença com um stand e colaboradores, distribuindo o Ensino Magazine de forma gratuita a todos os visitantes; Em março de 2020 ainda participámos no evento, já num clima de pré-pandemia. Este ano iremos participar na edição virtual, promovendo diferentes atividades.
- Protocolo de parceria com a Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique (desde 2012);
- Acordo de cooperação com a Escola Portuguesa de Moçambique (desde 2012);
- Protocolo de cooperação com a Escola Portuguesa de Macau (2014);
- Estabelecimento de acordo com a organização Cepa Gratia, do México (2014);
- Participação na Feira Internacional de Educação de Moçambique, em 2015;
- Participação no Encontro Internacional de Reitores em Maputo, 2015;
-Participação no Encontro Internacional de Reitores Universia 2018, em Salamanca, promovido pelo grupo Santander;
- Acordos com diferentes escolas de ensino superior, secundário e profissional, que permitem o reforço da nossa distribuição e o acolhimento de estagiários, para estágios curriculares.
A estes junta-se naturalmente a ousadia da RVJ Editores em aceitar o desafio lançado por João Ruivo para se criar a primeira publicação do género em Portugal.
Somos daqueles que gostamos de bons desafios. E assim, com pouco mais de 20 anos de idade, eu, o Vitor Tomé e o Rui Rodrigues, lançámos, com o João Ruivo, o Ensino Magazine, desafiando ainda o saudoso Vitor Serra, administrador do Reconquista, a ser nosso parceiro, a que se associou o entusiasmo e o apoio do seu então diretor, Alfredo Serra Magalhães, e do seu sub-diretor, José Júlio Cruz.
Para assinalar o 23º aniversário iremos desenvolver um conjunto de iniciativas, que passam pela criação da App Ensino Magazine, onde a interação com os nossos leitores será reforçada, com conteúdos e passatempos; pela promoção de um seminário (assim a pandemia o permita) sobre educação; pela edição literária (já no |âmbito dos 22 anos lançámos, com a chancela da RVJ Editores, o livro sobre os 40 anos do Ensino Politécnico no nosso país, da autoria de Joaquim Mourato, antigo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a que se associou o Santander).
Este é o mundo Ensino Magazine, um mundo sem tabus nem fronteiras, que vai ao encontro dos anseios dos nossos leitores. Aos da nossa edição impressa, que cada vez são mais e que nos levaram a aumentar a tiragem, e aos do nosso portal.
Fomos das primeiras publicações portuguesas a ter página de internet, a qual rapidamente foi transformada num portal multi-plataforma, com vídeoteca (Magazine TV), fototeca (canal de fotografias), repositório de artigos e livros científicos de livre acesso, e com partilha direta nas redes sociais (só no facebook ultrapassámos os 100 mil fãs).
É com este entusiasmo que trabalhamos afincadamente, todos os dias, para lhe levar uma informação atual e rigorosa, sem fronteiras nem tabus.
Acreditamos na máxima que nada se perde tudo se informa. Com rigor.
Não queria deixar de destacar o papel de todos os nossos colaboradores, parceiros institucionais e comerciais, fundamentais para o trilhar deste caminho. Aos nossos leitores mantemos o mesmo compromisso de sempre, de informar sem fronteiras, nem tabus.
Que venham outros tantos!