A Universidade da Beira Interior (UBI) realizou, de 7 a 9 de abril, a Universidade de Inverno STEAM 2025. O evento juntou 50 estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico de vários pontos do país, provenientes dos distritos da Castelo Branco, Guarda, Leiria, Porto, Portalegre, Região Autónoma da Madeira e Santarém.
De acordo com a UBI, esta é a "edição com maior número de participantes de sempre". Ao longo dos dias do evento, "os estudantes tiveram a oportunidade de realizar diversas atividades nas várias faculdades da UBI e de participar em atividades mais descontraídas, onde se incluiu uma visita ao ponto mais alto de Portugal continental e a realização de atividades no Ice Arena".
A iniciativa conta com o apoio, em permanência, de uma equipa responsável pela vigilância e acompanhamento dos participantes, que inclui quatro estudantes da UBI, que, de forma voluntária, decidiram apoiar a realização das atividades.
A Universidade de Inverno STEAM contou com o apoio do programa UBImpulso Jovens STEAM, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia. Para além disso, esta edição teve o apoio de Câmara de Lobos e dos municípios de Idanha-a-Nova e Ponte de Sor, que financiaram, respetivamente, a participação de um e três estudantes.
Em nota a UBI revela que ofereceu, através do programa UBImpulso Jovens STEAM, "um conjunto de vagas a estudantes de escolas parceiras do projeto, com o Agrupamento de Escolas de Gouveia, o Agrupamento de Escolas de Manteigas e a Escola Básica e Secundária Campos Melo, da Covilhã, de modo a garantirem a participação de três estudantes".