A Universidade da Madeira é uma das oito instituições europeias a integrar o MathIA - Modelo de Inteligencia Artificial para enriquecer y mejorar las competências matemáticas en el alumnado adolescente, um projeto que pretende obter um modelo de Inteligência Artificial que ajude a melhorar os resultados dos adolescentes.
O projeto trabalhará temáticas como a igualdade e a atenção à diversidade, a sensibilização para as altas capacidades, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais, além de criar um banco de recursos que auxilie os professores nos processos de ensino-aprendizagem e a promoção da aprendizagem nas áreas CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O objetivo passa por reduzir os níveis de ansiedade antes da realização de exames.
Além da Universidade da Madeira, fazem parte do projeto outras três instituições de ensino superior (Universidade de Múrcia, Universidade de La Laguna e Universidade de Pavia), três escolas (Colegio Concertado Vicente Medina, Mayco School of English e Istituto Comprensivo di Via Angelini), e a empresa COMENIUS IDI/centro AVENTURINNA iDi - Centro de Pedagogia e Psicologia da Educação.
A primeira reunião do projeto MathIA realizou-se na Universidade de Múrcia, que coordena o projeto, a 20 de fevereiro de 2024. A equipa da Universidade da Madeira é constituída por Ana Antunes (Departamento de Psicologia), Karolina Baras (Departamento de Informática e Design de Media), Elsa Fernandes, Sandra Mendonça e Sónia Martins (Departamento de Matemática), e Nuno Fraga (Departamento de Ciências da Educação).
O projeto, é financiado pelo programa Erasmus+, através da ação KA220-SCH - Cooperation partnerships in school education, e tem a duração de três anos, estando prevista a sua conclusão para outubro de 2026.