Teve lugar na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, no dia 23 de janeiro, o inicio do XXVI Encontro Internacional dos Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO, sob o tema “A Paz: um compromisso, uma conquista”.
Coorganizado pela Comissão Nacional da UNESCO, o Encontro que se prolongará até ao dia 26 de janeiro, conta com a participação de 15 escolas de 8 países e com perto de uma centena de participantes: alunos e professores de Angola, Andorra, Alemanha, Brasil, Espanha, Itália e Portugal e USA:
Alemanha - Naturwlssenscha Flishes, Technikum Dr. Kunlete - NTK-Landau
Andorra - Escola Andorrana de Santa Coloma - EASC
Angola - Liceu 397 Eiffel do Dande - Bengo - LED, Luanda
Brasil - Colégio Guilherme Dumont Villares - CGDV, S. Paulo
Espanha - Instituto de Educação Secundária Luís Seoane - IESLS-Pontevedra
Espanha - Colégio Eduardo Pondal - CEP, Madrid
Espanha - Colegio Los Abetos - CLA, Madrid
USA - Newton South High School - Newton, NSHS
USA - Hudson High School - Hudnos, HHS
Itália - International School of Turim - ST, Turim
Portugal - Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Bernardino Machado, Figueira da Foz
Portugal - Agrupamento de Escolas de ALcochete
Portugal - Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas
Portugal - escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém
Portugal - Conservatório de Música de Santarém.
Na sessão de abertura, participaram, a representante da CNU que presidiu à mesa, o Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Santarém, a Chefe de Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Santarém, a Diretora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira e a Coordenadorado projeto UNESCO na escola.
Nesta sessão de abertura, participaram ainda, o representante da Fundação Dr Mário Soares e Maria Barroso, que cedeu a exposição “Willi Brandt: uma vida de luta pela liberdade, pela paz e pela reconciliação entre as nações”.
O programa inclui não apenas as apresentações e os debates dos participantes das escolas, mas também uma palestra sobre o tema, uma visita a Sintra - Palácio da Pena e à Fundação Oriente. Também terão lugar sessões culturais Dinâmica UBUNTU e concertos oferecidos pelo Conservatório de Música de Santarém e os “8DÁldeia”.
Este primeiro dia do Encontro serviu igualmente para recordar a celebração do dia 24 de janeiro - Dia Internacional da Educação.
A sessão terminou com a leitura de uma mensagem enviada pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça.