Elvira Fortunato, tomou posse como nova ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Docente e investigadora exercia as funções de vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa e substitui no cargo Manuel Heitor que exerceu aquelas funções nos últimos seis anos.
A nova ministra estava a coordenar a área de investigação na Universidade Nova desde 2017. É professora Catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais da FCT NOVA dirigia o Laboratório Associado Instituto de Nanomateriais, Nanofabricação e Nanomodelação.
Terá Pedro Nuno Teixeira, ex-vice-reitor da Universidade do Porto, como Secretário de Estado do Ensino Superior.
Na educação, João Costa, que desempenhava as funções de secretário de Estado, tomou agora posse como ministro. António de Oliveira Leite, que exercia funções de vice-presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, é o novo secretário de Estado.
O novo ministro da Educação fica a liderar uma casa que bem conhece. É professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Do currículo do novo ministro extrai-se que foi Secretário de Estado da Educação do XXI Governo Constitucional; Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa até novembro de 2015; e Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia, até novembro de 2015, entre outros cargos.