O Politécnico de Setúbal (IPS) foi uma das 16 instituições de Ensino Superior (IES) ontem distinguidas com o Selo de Qualidade Academia Voluntária, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).
O galardão, que o IPS recebe pela segunda vez, foi entregue em cerimónia pública realizada em Cascais, no Dia Internacional do Voluntário, visando reconhecer as instituições de Ensino Superior pelas práticas, dinâmicas e instrumentos desenvolvidos em prol da promoção da prática do voluntariado.
No caso do IPS, premeiam-se iniciativas como a criação de um regulamento que orienta as práticas de voluntariado na instituição, bem como de um grupo de trabalho responsável pela organização, dinamização e gestão das atividades neste âmbito. A instituição dispõe igualmente de uma bolsa de voluntários, de entidades parceiras e de oportunidades em aberto para voluntariado.
O IPS esteve representado pelo seu vice-presidente para a Responsabilidade Social, Carlos Mata, para quem esta distinção representa “o resultado da aposta que o IPS tem realizado em ações neste domínio, através do voluntariado, enquanto instrumento de transferência de conhecimento e também de interação e compromisso com a comunidade envolvente".