O Politécnico de Portalegre vai investir seis milhões e 800 mil de euros numa nova residência de estudantes, disse ao Ensino Magazine aquela instituição. A residência da Abrunheira fica situada em frente ao Parque de Feiras e Exposições de Portalegre, e terá capacidade para 203 camas.
A estrutura foi visitada, no passado dia 19 de julho, pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre. A obra prevê a requalificação e adaptação de 44 apartamentos. De acordo com o Politécnico, cada apartamento terá quartos, sala de refeições, cozinha/copa, lavandaria e sala de estudos e os residentes terão acesso a espaços comuns, tais como sala polivalente, ginásio, espaço de cowork e outras salas de estudos.
O investimento contará com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), tendo a candidatura sido aprovada com a avaliação máxima (5/5).
“Esta será mais uma resposta para fazer face à escassez de oferta de alojamento para estudantes deslocados, a par das diversas soluções que têm sido encontradas, que passam pelo estabelecimento de parcerias com o Instituto Português do Desporto e da Juventude/ Movijovem e com os municípios de Elvas e de Portalegre; pela beneficiação e ampliação da Residência dos Assentos, em curso; e por futuras novas ofertas, estando já a decorrer a empreitada da Residência da Rua Mouzinho de Albuquerque e, futuramente, a da Residência do Palacete Visconde dos Cidrais, na Rua do Comércio”.
Em matéria de alojamento, recorde-se que a Pousada de Juventude de Portalegre, que foi encerrada em 2012, acaba de reabrir as suas portas após obras de reabilitação, num investimento superior a 500 mil euros, anunciou a Movijovem, promotora do projeto. O espaço irá acolher estudantes no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.
“Um dos objetivos desta reabilitação é disponibilizar alojamento a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que procura apoiar jovens que ingressam no ensino superior, existindo um acordo prévio com o Instituto Politécnico de Portalegre”, esclareceu, no ano passado, a secretaria de Estado do Desporto e Juventude.
A pousada vai contar com um total de 42 camas, distribuídas por 12 quartos: sete múltiplos, quatro duplos e um duplo adaptado.
“É uma unidade completamente renovada, com todo o conforto, com toda a inovação e tecnologia exigida e reclamada pela juventude e não só”, disse.
De acordo com Miguel Perestrelo, este espaço “vai dar resposta” também aos alunos do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), tendo o alojamento de estudantes do ensino superior sido um dos fatores que contribuíram para a reabertura daquela pousada.