Em 1927, 38 ciclistas, munidos de bicicletas pesadíssimas, arrancaram para a primeira edição da Volta a Portugal, onde foram percorridos 1958 quilómetros em 18 etapas.
Contando perto de um século de história, a prova rainha do ciclismo nacional é um evento inspirador e presente no coração de todos os portugueses.
A Volta a Portugal tem o cariz único de um desporto que dá a conhecer, através da transmissão televisiva, alguns dos locais mais belos de Portugal. Enraizou-se na cultura popular portuguesa, garantindo emoção desportiva a todas as faixas etárias e junto da porta das pessoas. Nestes percursos, todos os atletas são aplaudidos e o público alegra-se por participar e motivar, numa árdua subida ou após uma queda, aqueles que são apelidados por “ases dos pedais”. Esta modalidade não está circunscrita a um recinto nem é necessário ser sócio ou pagar bilhete para assistir. É inclusiva: há espaço para todos, independentemente da idade, profissão, credo ou condição social. A qualidade competitiva aliada à coesão social eleva a modalidade a um patamar de excelência.
A proximidade territorial e os festejos inerentes ao evento atraem aos concelhos um número considerável de visitantes diários, nacionais e estrangeiros, originando enorme impacto positivo na economia local.
Este evento nacional contribui para divulgar uma modalidade que tem vindo a aumentar o número de praticantes, tanto a nível de competição como amadorismo, pela via do cicloturismo e do lazer, onde a bicicleta assume um lugar central na reconfiguração da mobilidade urbana e da sustentabilidade ambiental.
A prática desportiva é um pilar fundamental na promoção da saúde e prevenção da doença, contribuindo para que os portugueses tenham hábitos e estilos de vida saudáveis.
A Volta a Portugal é bem representativa da espetacularidade que caracteriza o ciclismo, para além de constituir um estímulo ao aumento da prática desportiva, nomeadamente junto dos jovens que poderão assistir, ao vivo, a uma competição disputada ao mais alto nível, por alguns dos melhores ciclistas e equipas da atualidade. A resiliência, determinação, superação, perseverança e o trabalho em equipa são valores-chave do ADN de um ciclista, fundamentais para a vitória.
De 09 a 20 de agosto de 2023, de norte a sul do país, participe no maior evento desportivo nacional, vivido de geração em geração, que tão bem espelha a tradição, gentes e cultura portuguesa!