“Cargaleiro Guaches | Gouaches” é o mais recente livro/catálogo publicado sobre o mestre Manuel Cargaleiro. A obra, de elevada qualidade, com capas duras e uma impressão de excelência, em papel de alta gramagem, retrata a exposição patente no último piso do Museu Cargaleiro em Castelo Branco, e que percorre a vida do mestre dos anos 50 até à segunda década deste século.
Com edição bilingue (português-Inglês), o livro apresenta todos os trabalhos feitos pelo mestre com guaches, patentes na exposição. Reúne ainda um conjunto de fotografias, antigas, de Manuel Cargaleiro que também dão corpo à exposição.
No texto que dá corpo ao livro, João Pinharanda, sublinha que “Manuel Cargaleiro vive no mundo com a curiosidade de alguém que nunca deixou a juventude. Mantém viva uma atenção máxima à imaginação transbordante da natureza vegetal e às múltiplas possibilidades formais e técnicas da sua representação; e foca também a sua atenção no que a Humanidade inventou e fabricou para si mesma: a cerâmica que modela, as casas e as cidades que constrói, por exemplo”.
O Catálogo, pela sua riqueza e qualidade, constitui mais uma marca evocativa à obra do mestre. Tem como promotora a Fundação Manuel Cargaleiro; direção de João Teixeira; coordenação de Célia Anica, José Vaz e Cláudia Baltazar; design de Carine Pires; fotografias da própria Fundação, de Carlos Camões e Célia Anica; e edição da RVJ - Editores.