Cerca de 50 mil novos estudantes (49 mil 963) foram colocados na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, com taxa de colocação a subir para 85,7%. Este ano apresentaram-se a concurso, nesta fase, 58 301 candidatos, representando uma diminuição de 1,3% face à mesma fase do ano anterior. Para a segunda fase, que decorre de 26 de agosto a 4 de setembro, sobraram 4966 vagas, o que representa o menor número de vagas sobrantes desde 1999.
O Ensino Magazine mostra-te curso a curso as vagas disponíveis e colocadas e a última nota de entrada em cada um.
Para acederes a toda a informação, clica aqui.
Os dados são do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. 56,1% dos estudantes foram colocados na sua primeira opção de candidatura e 87,8% numa das três primeiras opções.
O concurso deste ano colocou o maior número de sempre de novos estudantes em cursos de medicina com 1661 colocados. Também o número de estudantes colocados em licenciaturas em Educação Básica aumenta 8% face ao ano anterior, sendo que nos últimos três anos o número de colocados em licenciaturas em Educação Básica aumentou 56,3%.
Os dados divulgados pela tutela revelam ainda que o número de colocados em instituições localizadas em regiões com menor procura e menor pressão demográfica diminui 2% (12 mil 868 estudantes colocados), com diversas instituições do interior a aumentar o número de colocados face ao ano anterior (U. Açores, U. Algarve, UBI, U. Madeira, IPBeja, IPPortalegre, IP Viana do Castelo, IP Viseu).
Os números referem que foram colocados 4112 novos estudantes nos ciclos de estudo mais competitivos (isto é, com maior número de candidatos em 1.ª opção no ano anterior com nota igual ou superior a 17 valores), diminuindo 19% face ao ano anterior.
Por outro lado, diz a nota enviada ao Ensino Magazine, foram colocados 8040 estudantes nos cursos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em área STEAM (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), crescendo 5,5% face ao ano anterior e ocupando 90,2% das vagas disponibilizadas”.
As áreas ligadas às competências digitais receberam 7735 estudantes em cursos nas áreas de competências digitais.
Recorde-se que as matrículas dos estudantes agora colocados realizam-se entre 26 e 29 de agosto. Pela segunda vez, o calendário de colocações do concurso nacional de acesso foi antecipado para o final do mês de agosto, garantindo um período mínimo de 15 dias de intervalo entre a colocação da 1.ª fase e o início da atividade letiva (até agora inexistente) e as colocações de todos os estudantes colocados pelo CNA durante o mês de setembro. Deste modo, garante-se o início de atividade letiva praticamente em simultâneo para todos os novos estudantes, evitando a perda de cerca de 3 semanas de aulas para estudantes colocados na 2. ª fase e cerca de 6 semanas de aulas para estudantes colocados na 3.ª fase.
O Ministério informa, na mesma nota, que “para assegurar melhores condições de início de ano letivo para estudantes carenciados, são antecipadas para a fase de colocação as decisões dos requerimentos de bolsas de estudo submetidos pelos estudantes colocados na 1.ª fase do
CNA que sejam beneficiários de abono de família até ao 3.º escalão, que será decidida e notificada de imediato. Em seguida serão decididas e notificadas as relativas à atribuição das bolsas +Superior, que visam apoiar a frequência do ensino superior e contribuir para a fixação de jovens em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica”.