O Conselho de Ministros deverá confirmar o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino, do Básico ao Superior, com efeitos a partir de sexta-feira. A pandemia de Covid-19 e a nova estirpe que começa a afetar Portugal são as razões apontadas.
A informação que o Governo recebeu na passada quarta-feira (dia 20 de janeiro), após reunião com epidemiologistas, foi considerada muito relevante e determinante para a decisão, tendo em conta o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal", salientou fonte governamental citada pela Lusa.
Com esta medida, o objetivo principal do Governo, "é isolar todo o sistema escolar", já que, "não havendo aulas, evita-se que as pessoas sejam forçadas a sair de casa", revelou a mesma fonte.
Ainda na quarta-feira à noite, o Primeiro Ministro português, na sua página oficial do Twiter, referia ter analizado "a informação que os epidemiologistas partilharam com o Governo, designadamente sobre o crescimento da variante britância do vírus. Esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, decidiremos em conformidade com a certeza de que a prioridade é salvar vidas e controlar a pandemia".