A Formula Student Portugal, que decorreu de 3 a 7 de setembro, no Kartódromo de Castelo Branco, com o apoio do Ensino Magazine, passou a integrar o Circuito Mundial.
Ricardo Ferreira, um dos responsáveis internacionais presentes na iniciativa, anunciou isso mesmo, durante a cerimónia da entrega de prémios. Na prática as pontuações obtidas pelas equipas que participam na prova que para o ano volta ao Kartódromo de Castelo Branco (de 28 de julho a 2 de agosto) passam a fazer parte da classificação internacional que reúne todas as provas oficiais.
Este facto deverá atrair mais equipas de todo o mundo. Na edição deste ano participaram 450 estudantes, 18 equipas de 10 países diferentes e 100 voluntários. “A competição decorreu em várias categorias, incluindo design, eficiência energética, aceleração e resistência. Cada equipa apresentou um veículo protótipo, projetado e construído pelos próprios alunos, demonstrando as suas capacidades em eletrónica, aerodinâmica, engenharia estrutural e gestão de projetos”, explica a organização.
Os grandes vencedores desta prova foram a “equipa FST Lisboa que conquistou o primeiro lugar na classificação geral nas categorias elétrica e autónoma, e da UJI Motorsport que venceu na categoria a combustão”.
Para André Santos, responsável pelo evento, “esta edição foi um verdadeiro reflexo do talento e da paixão dos estudantes de engenharia. Estamos extremamente orgulhosos de ter realizado um evento tão emocionante e bem-sucedido".
Os responsáveis pelo evento sublinham o facto de “várias equipas terem integrado nos seus protótipos tecnologias de ponta, como sistemas avançados de motorização elétrica e soluções de inteligência artificial aplicadas à condução autónoma”.
Promovida, desde 1981 (ano em que se estreou nos Estados Unidos da América), tem percorrido diferentes países. A determinação, o rigor e a vontade de inovar são trunfos que cada equipa alia com os seus conhecimentos. O objetivo é aprender, melhorar competências e, se possível, ganhar. Mas acima de tudo olhar para a Fórmula Student Portugal como uma oportunidade para o futuro profissional.