A maior competição do mundo destinada a estudantes de engenharia decorre até dia 7 de setembro no Kartódromo de Castelo Branco. São mais de 500 participantes, 24 equipas e 10 países. O Ensino Magazine é parceiro oficial.
Este evento, anual, reúne estudantes de engenharia de todo o país e do mundo, desafiando-os a projetar, construir e competir com carros de corrida. “A Formula Student é muito mais do que uma competição; é uma plataforma de inovação, desenvolvimento profissional e colaboração”, explica a organização.
“O principal objetivo passa por desafiar estudantes universitários a desenhar, desenvolver, construir e competir com carros de corrida estilo fórmula. A primeira competição teve lugar em 1981, organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE) nos Estados Unidos da América. Em Portugal, a primeira equipa de FS foi criada em 1998 na Universidade Independente. Nos dias de hoje, há mais de 10 equipas espalhadas de Norte a Sul de Portugal, e outras 600 espalhadas pelo mundo inteiro”, acrescenta a organização.
A Formula Student atua como um complemento essencial à formação académica dos estudantes de engenharia. Nas universidades, o foco está geralmente na teoria, nos princípios fundamentais da engenharia e na resolução de problemas abstratos. A Formula Student, por outro lado, oferece uma aplicação prática desses conceitos, permitindo aos estudantes experimentar o ciclo completo de desenvolvimento de um veículo de corrida.
Assim, os responsáveis do evento destacam o facto da Formula Student permitir aos estudantes trabalhar em diferentes áreas, como Design e Conceção: Aplicando conhecimentos de CAD (Computer-Aided Design) e engenharia mecânica para criar modelos detalhados dos veículos; Dinâmica de Veículos: Compreendendo e otimizando o comportamento do carro em diferentes condições de corrida; Gestão de Projetos: Aprendendo a gerir prazos, recursos financeiros e humanos de maneira eficiente; Baterias e Motores: Desenvolvendo baterias e motores de alta eficiência e segurança, essenciais para os veículos elétricos do futuro; Componentes Eletrónicos: Projetando e integrando sistemas eletrónicos avançados para o controlo e monitorização dos veículos; Sistemas Autónomos: Projetando e implementando tecnologias para carros sem piloto, incluindo sensores, algoritmos de navegação e inteligência artificial; Inovação e Sustentabilidade: Desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados na competição.
Depois do sucesso da edição de estreia, no ano passado, a Formula Student, assume-se como “um trampolim para carreiras brilhantes em diversas indústrias de alta tecnologia. Muitos ex-participantes da Formula Student começaram aqui o seu caminho para algumas das empresas e organizações mais prestigiadas da indústria. Um exemplo notável é o de antigos membros que agora trabalham em equipas de Formula 1, como a Scuderia Ferrari e a Mercedes-AMG Petronas. A experiência prática adquirida na Formula Student, desde a conceção e construção de veículos até à competição em si, preparou-os para os rigores e a alta pressão do mundo da Formula 1”.
Diz a organização que além da Formula 1, “muitos ex-alunos da Formula Student foram contratados por grandes fabricantes automóveis como a BMW, Audi e Tesla. Nessas empresas, eles aplicam o conhecimento e habilidades adquiridos para desenvolver veículos inovadores e tecnologias de ponta, contribuindo para a próxima geração de transporte sustentável”.
Mas a influência da Formula Student também se estende ao setor aeroespacial. “Antigos participantes agora trabalham em empresas como a SpaceX e a Rocket Factory Augsburg, onde participam no desenvolvimento de tecnologia de ponta para exploração espacial e satélites. A capacidade de resolver problemas complexos e trabalhar em projetos multidisciplinares que adquiriram durante a competição é altamente valorizada nessas indústrias”, realçam.
O ecossistema da Formula Student, não são só os participantes que saem vencedores, as empresas que se envolvem no projeto ganham um acesso direto e privilegiado a estes futuros engenheiros. A participação e o apoio à Formula Student Portugal vão além do simples patrocínio; trata-se de investir no futuro da engenharia e na próxima geração de inovadores. Empresas que patrocinam o evento, como a Tekever, veem um valor imenso não só na promoção das suas marcas, mas também na identificação e recrutamento de talentos promissores.
Formula Student Portugal 2024em números
A Formula Student Portugal 2024 está pronta para elevar a competição a novos patamares, trazendo ainda mais inovação e talento para Castelo Branco. Esta segunda edição promete levar ao rubro participantes e espetadores. Tome nota:
Data: 3 a 7 de setembro de 2024
Local: Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco
Número de Equipas: 24
Países Representados: 10
Participantes: Aproximadamente 500 estudantes
Staff e Voluntários: Cerca de 150 pessoas
A Formula Student Portugal 2024 promete ser um evento inesquecível, reunindo o melhor do talento estudantil e da inovação tecnológica. Com a participação de equipas de alto nível e a presença de patrocinadores e especialistas da indústria, esta edição será um marco na história da competição.