As vagas disponíveis para os diferentes cursos e instituições de ensino superior são conhecidas. Entre a diferentes vias de acesso são disponibilizadas milhares de vagas, sendo que mais de 54 mil 601 dizem respeito ao Concurso Nacional de Acesso. As candidaturas decorrem entre os dias 22 de julho e 5 de agosto para os candidatos com ensino secundário e provas de ingresso portuguesas, e entre 22 e 29 de julho para os estudantes com ensino secundário e/ou provas de ingresso estrangeiras.
Como vês, não há razão para ficares de fora. Caso entres em alguma das instituições parceiras do Ensino Magazine (Universidades da Beira Interior e de Évora, CESPU, Politécnicos de Beja, Castelo Branco, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Portalegre), habilitas-te a uma bolsa de mérito monetário que pode chegar aos 750 euros.
CLICA AQUI E ACEDE A TODOS OS CURSOS DISPONÍVEIS NO CNA
Em nota enviada à nossa redação, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) explica que o concurso terá 54 mil 601 vagas destinadas ao concurso nacional, o que representa um aumento de 290 vagas face às vagas inicialmente disponibilizadas para ingresso no ano letivo 2023/2024. O concurso é aberto com mais 5 cursos que totalizam 147 vagas face às que já haviam sido anunciadas em abril de 2024.
A estas vagas do concurso nacional de acesso somam-se ainda 712 vagas previstas para o concurso local, totalizando 55.313 vagas para o regime geral.
Para poderes decidir melhor, a tutela atualizou o portal Infocursos, que disponibiliza dados e estatísticas sobre cursos superiores, proporcionando mais informação e contribuindo para apoiar os estudantes nas escolhas de curso no ensino superior no momento da sua candidatura.
Feitas as contas, "consideradas todas as vias de ingresso ao ensino superior público (que, para além das vagas do concurso nacional de acesso, inclui ainda vagas para concursos locais artísticos, candidatos maiores de 23 anos, estudantes internacionais, titulares de cursos superiores e pós-secundários, situações de mudança de curso, diplomados de vias profissionalizantes, ingresso em Medicina por licenciados, regimes especiais e ainda as vagas para ensino a distância), o número total de vagas para ingresso no ensino superior público em 2024/2025 é de 78.158. A este número acrescem ainda as vagas para o ensino superior privado", informa a mesma nota.
A candidatura deve ser apresentada através do sistema online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet.
Boas escolhas!