O Politécnico de Portalegre está a implementar um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, com vista à sua certificação com base na NP 4552:2016.
Para concretizar este objetivo foi apresentada uma candidatura a financiamento, tendo sido atribuído apoio no valor de 256.848,75 euros, ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Fundo Social Europeu).
A intenção de implementar um conjunto de ações nos domínios da conciliação foi formalizada em julho de 2019, sem existir qualquer indício de que se viveria um período de pandemia que veio alterar as relações laborais e, no caso das organizações públicas, as pôs à prova em matéria de políticas de flexibilidade do tempo e do espaço de trabalho.
O projeto prevê ações em três domínios: boas práticas laborais; apoio profissional e desenvolvimento pessoal; serviços e benefícios. Como retorno, é expectável que se registe a melhoria da satisfação das partes interessadas, com consequentes ganhos para o(s) serviço(s) prestado(s).
O sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é um desenvolvimento do sistema integrado de gestão do Politécnico de Portalegre, que inclui já a certificação nas áreas da qualidade e da responsabilidade social.