A Universidade Politécnica de Portalegre acaba de ser distinguida com o Prémio CannaPortugal Global Cannabis Award 2026 como “reconhecimento da visão e iniciativa pioneira evidenciados com a criação do Curso Técnico Superior Profissional (CTESP) em Tecnologias de Produção e Processamento em Cannabis”. Uma formação é ministrada na Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE).
Os CannaPortugal Global Cannabis Awards, atribuídos no âmbito da CannaPortugal – principal feira internacional dedicada ao cânhamo e à canábis em Portugal – distinguem a excelência e a inovação nas indústrias do cânhamo e da canábis medicinal, reconhecendo, indivíduos, empresas, organizações, projetos e países que deram contributos significativos para o avanço e a compreensão da canábis.
O prémio será entregue a 17 de outubro, em S. Miguel (Açores) no âmbito da Celebração Transatlântica dedicada ao Cânhamo industrial e à Cannabis medicinal.
Em nota enviada à nossa redação, a UPP considera que a “atribuição deste prémio por um Júri Internacional, representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido na ESBE, pela equipa responsável pela criação do curso e mais concretamente, pelo seu coordenador, José Telo da Gama”.
Por sua vez, em nota, a Confraria Internacional da Cannabis Portugal, explica que “ao criar uma formação especificamente orientada para as tecnologias de produção e processamento da Cannabis sativa, o Instituto Politécnico de Portalegre assumiu uma posição de vanguarda, aproximando o ensino superior das novas realidades científicas, agrícolas, industriais e terapêuticas associadas à planta. Trata-se de uma decisão que demonstra capacidade de antecipar necessidades e de preparar recursos humanos para uma área que exige cada vez maior qualificação, rigor e responsabilidade.”