O Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro faz parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO desde 1991. É composto por dois Jardins de Infância, três Escolas Básicas do 1º ciclo e a Escola sede, fundada em 1988, com Ensino Básico do 2º e 3º ciclo e Ensino Secundário. Faz parte do Projecto Educativo de este Agrupamento, a promoção do diálogo intercultural na comunidade educativa, através do Núcleo da UNESCO e dos vários projectos de âmbito escolar, nacional e internacional.
Numa época em que a diversidade cultural é cada vez mais evidente, este Agrupamento reconhece a importância de educar os jovens para a convivência harmoniosa e o respeito pelas diferentes culturas, tradições e perspectivas, dado o número de nacionalidades presentes nas escolas do Agrupamento, cerca de vinte. Além disso, o Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro faz parte da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI) e integra o Programa da Academia de Líderes Ubuntu - Escolas Ubuntu, que visa o desenvolvimento de competências socioemocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia, promoção da solidariedade e liderança servidora.
Este Agrupamento desenvolve acções que considera fundamentais para a celebração da diversidade e para o enriquecimento do currículo escolar com experiências culturais variadas, como projectos de intercâmbio, parcerias com associações e actividades pedagógicas centradas na inclusão, criando um ambiente onde toda a comunidade se sinta valorizada. São exemplo os projectos Terra Colorida, Movimento Gentil e Bandas de Garagem, a colaboração no Projecto de Intercâmbio Cultural na área do ensino da História, Era Uma Vez Brasil, ou o destaque de efemérides no âmbito dos Direitos Humanos e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030. Além disso, iniciativas pedagógicas como o Clube Ciência Viva e a integração de Programas de Educação para a Sustentabilidade como Eco-Escolas e Escola Azul, contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando a criatividade, a exploração científica e a consciência ambiental.
O Agrupamento também tem vindo a promover a articulação entre os vários ciclos, através de projectos como a Semana Multicultural, de estudo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com palestras, feiras e cartazes, que enriquecem a compreensão dos alunos sobre as culturas lusófonas. Adicionalmente, o Agrupamento promove a integração de alunos de várias nacionalidades e origens culturais, facilitando o seu processo de adaptação através de programas de acolhimento personalizados, com aulas de Português Língua Não Materna ou tutorias e projectos como a Casa das Línguas. Estas iniciativas são complementadas por eventos anuais, como o Dia da Festa do Agrupamento, em espaço público da freguesia de Porto Salvo, ou a Semana de Educação Artística, que incluem apresentações várias no domínio das Expressões, do Desporto, das Letras e das Ciências, incentivando a aprendizagem activa e a celebração da diversidade, sendo uma demonstração do compromisso da Escola com a Educação, a Cultura e a Comunidade.
A promoção do diálogo intercultural não só enriquece o currículo escolar do Agrupamento, é uma ferramenta para prevenir o preconceito e a discriminação, ao mesmo tempo que estimula a solidariedade e a cooperação entre os jovens, preparando-os para uma cidadania global, onde a empatia e a compreensão entre culturas são competências essenciais para a construção da Paz sustentável entre os povos.