António Belo foi eleito presidente do Politécnico de Lisboa. Irá suceder no cargo a Elmano Margato, de quem foi vice-presidente. A eleição decorreu no Conselho Geral da instituição, a 11 de dezembro, sendo o professor coordenador da Escola Superior de Comunicação Social, o único candidato.
O livro “Ensino Superior: reflexões do presente para o futuro” acaba de ser publicado, sob a coordenação dos investigadores João Carrega e José Aranda da Silva, presidente e vice-presidente cessantes do Conselho Geral daquela academia.
Uma equipa de engenheiros da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, conseguiu, pela primeira vez, realizar com êxito o teletransporte quântico ao longo de 30 quilómetros através de um cabo de fibra ótica.
A maioria dos docentes quer que o novo estatuto da carreira docente, que está a ser negociado entre Governo e sindicatos de professores, entre em vigor já no próximo ano letivo e pede mudanças na avaliação de desempenho.
Mandatos de seis anos para reitores e presidentes, eleições diretas e alargadas à comunidade académica. Eis algumas das propostas de revisão do RJIES apresentadas aos parceiros pelo Governo.
No passado dia 23 de novembro, realizou-se no Instituto de Educação de Lisboa, o 3.º Fórum Nacional das Redes UNESCO.
Um decreto de Augusto determinou, “urbi et orbi”, o recenseamento do Império. E, por isso, numa tarde de frio cortante, Maria e José deitam-se ao caminho, rumo a Belém. Ele, já entrado em anos, um velho carpinteiro, puxando um boi; ela, jovem mas grávida, montada num burrico. A viagem, de Nazaré a Belém, constituía um penoso sacrifício, para ambos, Mas… que fazer? O que Otávio César Augusto determinava não tinha discussão…
São cinco os paradoxos que impedem o país de transformar talento em produtividade e explicam o êxodo de muitos jovens aqui formados para o estrangeiro. Para Daniel Traça, antigo reitor da Nova SBE e agora diretor-geral de uma das mais prestigiadas escolas de negócios de Espanha e da Europa, Portugal deve colocar os olhos na receita irlandesa para o sucesso: «liderança, inspiração e ambição.»
Uma Europa cada vez mais dividida e a tomada de posse de Donald Trump são alguns dos principais desafios que se colocam ao novo presidente do Conselho Europeu. Bernardo Ivo Cruz, professor universitário de Ciência Política, antecipa um ano de 2025 «muito complicado» e analisa os riscos que se perfilam com a crescente presença da inteligência artificial.
Como bem referiu Eduardo Marçal Grilo numa das suas muitas intervenções a que tive o prazer de assistir, hoje todos temos uma “prótese” que não largamos - o telemóvel. Somos, novos e menos jovens, incapazes de sair de casa sem aquele equipamento que faz praticamente quase tudo, menos “tostas mistas” e que pode ser visto como um instrumento importante no ensino. Para que isso aconteça é importante definirem-se estratégias, imporem-se regras e explorar as suas potencialidades para atividades didáticas e de aprendizagem.
No auto designado mundo ocidental a escola e os educadores vivem momentos difíceis. A crença de que o aumento do esforço na educação conduziria à obtenção progressiva de melhores postos de trabalho e à melhoria do bem-estar social tem sido posta em causa, não só pelo elevado do número de desempregados com formação académica, mas também pelos incompreensíveis ataques a que a escola pública tem estado sujeita.
O Presidente da República condecorou, no dia 12 de dezembro, o professor António Sampaio da Nóvoa com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, elogiando “um cidadão do universo”, que teve “vagar e inventiva para projetar Portugal no mundo”.
O Politécnico de Portalegre (IPPortalegre) assinalou, no passado dia 25 de novembro, o seu 44.º aniversário, numa cerimónia realizada no auditório professor Francisco Tomatas, no Campus Politécnico.
A Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP) pediu a "intervenção urgente" do Governo na resolução da situação de dezenas de alunos estrangeiros impedidos de vir estudar para Portugal devido a atrasos nos pedidos de vistos.
O Governo vai implementar um novo projeto-piloto para ensinar programação, robótica e conteúdos relacionados com a inteligência artificial a alunos de 10 concelhos durante os períodos de interrupção letiva, no âmbito da Estratégia Digital Nacional.
The Summer Berry Company Portugal, Details, Safe-Life, Critical Manufacturing e Critical Techworks foram consideradas as mais grandes empresas inspiradoras de Portugal. Nas PME, receberam igual distinção a Microgreens, Hub, 3G Resins, Bach e Evox. Nas Startups ou Scaleups foi premiada a Unicorn Treasure.
Os estudantes universitários consideram o Santander como o Melhor Banco para trabalhar em Portugal. Esse é o resultado do ranking Merco Talento Universitário 2024, que é desenvolvido pela primeira vez no nosso país. O Santander surge ainda na 9ª posição no ranking global, que agrupa as 100 empresas mais bem avaliadas pelos alunos.
O Banco Santander acaba de lançar uma nova edição do Santander W50, o programa de liderança feminina que este ano inova e ganha um novo impulso para identificar as 50 melhores líderes de cada um dos 11 países participantes: Portugal, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Polónia, Reino Unido, Uruguai e Estados Unidos.