O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) realizou, no arranque deste ano letivo, duas sessões de integração destinadas aos novos estudantes internacionais, nas Escolas Superiores de Educação e de Gestão de Idanha-a-Nova. Em nota enviada à nossa redação, a instituição explica que “a iniciativa teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da instituição, assim como os diversos apoios disponíveis para garantir uma adaptação bem-sucedida ao ambiente académico e cultural”.
A Escola Superior de Gestão do Politécnico de Castelo Branco, localizada em Idanha-a-Nova, acolheu a conferência “A Resolução Alternativa de Litígios: aspetos práticos”. A iniciativa decorreu na última semana e foi promovida pelo Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução, em parceria com aquela escola e o Centro de Arbitragem ARBITRARE.
A Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco está em destaque em diferentes concursos internacionais de música. Mariana Costa, Angélica Fonseca e Sara Castro, alunas de licenciatura e de mestrado, da classe de violino da ESART-IPCB, foram apuradas para a final da Orquestra de Jovens da União Europeia.
A oitava edição da conferência internacional de referência dedicada à inovação sustentável, empreendedorismo, tecnologia e design, Regional Helix reuniu mais de 148 participantes de todo o mundo. O evento que teve a sua génese em Castelo Branco, através do docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Luís Farinha, decorreu, de 14 a 18 de novembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
O Reino da Estupidez (Guerra & Paz), de Jorge de Sena (1919 – 1978), em segundo volume, reúne um conjunto de textos e artigos de imprensa, sob o imortal mote da estupidez humana, com destaque para as paródias camonianas do autor, que se divertiu e nos diverte, com a erudição e a seriedade da alta paródia.
A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) assinalou, no passado dia 15 de novembro o seu 42.º aniversário. A cerimónia teve lugar no Centro Cultural de Paredes, numa sessão de reconhecimento para todos os que têm contribuído para o sucesso da Instituição especializada no ensino de ciências da saúde.
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem abertas, até 3 de dezembro, as candidaturas à 2ª fase do doutoramento em Engenharia da Digitalização, o primeiro doutoramento internacional a ser outorgado pela instituição, em parceria com o Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) na Irlanda, no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU.
O designer e investigador Rúben Moutinho recebeu dois prémios no DNA Paris Design Awards, pelos projetos Operator e Redefine, que se focam no “Human Design”. Os prémios conquistados pelo antigo estudante do mestrado em Design Integrado do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) refletem o impacto e a relevância dos seus projetos inovadores no setor do design e da tecnologia.
O Festival Internacional de Clarinete de Castelo Branco provou é porque considerado um dos melhores e mais importantes eventos do panorama internacional. Carlos Alves, solista da Orquestra da Casa de Música do Porto, docente na Escola Superior de Artes Aplicadas e diretor artístico do festival diz que “a edição deste ano superou largamente as expectativas”.
O Instituto Politécnico de Beja tem abertas, até 22 de novembro, as candidaturas para a pós-graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos: uma fileira em transformação. Desenvolvida para profissionais e empreendedores que desejam liderar com responsabilidade ambiental e inovação no setor dos frutos secos, tem uma abordagem prática e interdisciplinar. Contribui para a aquisição de novas competências técnicas, nomeadamente na área da digitalização aplicada ao setor.
A 36.ª edição das Jornadas de Medicina na Beira Interior da pré-história ao século XXI decorreu, nos dias 8 e 9 de novembro, na Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco. O evento que tem como mentores o médico António Lourenço Marques e o poeta, já falecido, António Salvado, reuniu durante dois dias investigadores, médicos e historiadores que abordarão a vida e a obra do médico albicastrense Amato Lusitano.
Capacitar as empresas e os seus executivos, nomeadamente através de ações de formação avançada e de investigação aplicada à gestão, é o grande objetivo do protocolo de cooperação formalizado, a 30 de outubro, entre o Politécnico de Setúbal (IPS) e o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.
O Politécnico de Setúbal (IPS) voltou a ser distinguido pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), com dois prémios no âmbito da 10.ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RPRSS). Os galardões, entregues este mês no Centro Ismaili de Lisboa, reconhecem as boas práticas da instituição no âmbito do Eixo II – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente nas categorias Educação de Qualidade (ODS 4) e Proteger a Vida Terrestre (ODS 15).
A política da lógica e da razão faz parte do passado e hoje o que impera é a política das emoções. É neste contexto que, segundo Mafalda Anjos, se assiste à «normalização da indecência» na vida política portuguesa. A comentadora da CNN Portugal acrescenta que a prática da decência é fundamental para evitar o caos na sociedade.
Uma semana para pensar e propor negócios inovadores no setor do Turismo & Hotelaria foi o desafio colocado a cerca de uma centena de estudantes e docentes de um total de 13 nacionalidades, no âmbito da 3.ª edição do Blended Intensive Programme BIP – EXIT, que decorreu entre 21 de outubro e 1 de novembro na Escola Superior de Ciências Empresariais de Setúbal (ESCE/IPS).
O Politécnico de Setúbal (IPS) é um dos membros do consórcio que vai implementar o novo Centro de Competência em Cibersegurança para a Área Metropolitana de Lisboa, projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que se propõe capacitar 452 pequenas e médias empresas (PME) e entidades públicas.
No âmbito das comemorações do Dia do IPBeja, foi inaugurada na Galeria ao Lado dos Serviços Comuns I, a Exposição “A Palavra não Confina”, de Jorge Serafim. A mostra está patente ao público até 31 de dezembro.
A sessão solene de Abertura do Ano Académico 2024/2025 no Politécnico de Santarém decorreu na Escola Superior Agrária de Santarém, no passado dia 29 de outubro. O momento foi aproveitado pelo presidente da instituição, João Moutão, apresentar alguns números atingidos. Aquele responsável lembrou que o Politécnico é hoje uma Universidade Europeia. “Deste modo o Politécnico de Santarém consolida assim uma equipa multidisciplinar de criação de conhecimento, que permite aos nossos estudantes, corpo docente e não docente, usufruir de diferentes programas de formação, educação, investigação, inovação e serviço à sociedade”, disse.